Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29367
Tipo: Dissertação
Título: Ambientalização curricular no ensino de Ciências: um olhar para os livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Lima, Maria José Soares de
Primeiro Orientador: Marsílvio, Gonçalves Pereira
Resumo: A ambientalização curricular é a inserção da dimensão ambiental na construção e efetivação dos currículos escolares, na busca de uma melhor relação entre a sociedade e a natureza. A pesquisa se constitui por meio do debate do campo conceitual e temático, tendo como objetivo geral analisar a inserção da dimensão ambiental presente nos livros didáticos de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental para que assim possam contribuir para vislumbrar a ambientalização do currículo. Deste modo, o estudo corresponde metodologicamente a uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa documental em que a análise dos dados se deu através da análise de conteúdo, seguindo, portanto a etapa da pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os resultados obtidos por meio das análises indicaram que os livros didáticos fazem menção a diferentes conteúdos ambientais, entre eles: características do meio ambiente em seus aspectos naturais e sociais; problemas ambientais; consumo e consumismo; e desenvolvimento sustentável. Além disso, constatou o uso de diversas propostas metodológicas para trabalhar os conteúdos tanto na sala de aula quanto na comunidade em que a escola está localizada. Assim, o estudo em tela tem importante contribuição para a produção acadêmica, estruturação de propostas para ambientalizar o currículo de instituições escolares, bem como para o planejamento pedagógico dos educadores que utilizam os livros didáticos de ciências em suas aulas.
Abstract: Curricular environmentalization is the insertion of the environmental dimension in the construction and implementation of school curricula, in the search for a better relationship between society and nature. The research is constituted through the debate of the conceptual and thematic field, having as general objective to analyze the insertion of the environmental dimension present in the Science textbooks of the initial years of fundamental education so that they can contribute to envision the environmentalization of the curriculum. Thus, the study methodologically corresponds to a qualitative approach, using documentary research in which data analysis was carried out through content analysis, thus following the stage of preanalysis, material exploration and treatment of results. The results obtained through the analyzes indicated that the textbooks mention different environmental contents, among them: characteristics of the environment in its natural and social aspects; environmental problems; consumption and consumerism; and sustainable development. In addition, it verified the use of several methodological proposals to work with the contents both in the classroom and in the community in which the school is located. Thus, the study on screen makes an important contribution to academic production, structuring proposals to environmentalize the curriculum of school institutions, as well as to the pedagogical planning of educators who use science textbooks in their classes.
Palavras-chave: Currículos escolares - Ambientalização
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29367
Data do documento: 31-Mar-2023