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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29866
Tipo: Dissertação
Título: A representação dos anúncios de educação no jornal Gazeta da Parahyba (1888-1890)
Autor(es): Silva, Maria Aparecida da Costa
Primeiro Orientador: Silva, Fabiana Sena da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral investigar e analisar os anúncios relacionados à educação no período oitocentista, presentes no jornal Gazeta da Parahyba, periódico que circulou entre os anos de 1888 e 1890. Tomando como referência os estudos de Chartier (2014; 1999), a pesquisa também tomou como base as fontes primárias disponíveis no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. O século XIX foi estabelecido como demarcador temporal do trabalho, observando-se a classificação e categorização do tema, especificamente com a seleção e estudo dos anúncios relacionados à educação. O corpus é formado por anúncios sobre educação, coletados do jornal Gazeta da Parahyba. Visando à análise histórico-discursiva do anúncio, a pesquisa tem como objetivo também descrever o percurso do gênero em jornais do século XIX, identificando, no período em destaque, os aspectos de mudança e das estratégias discursivas em cada época. O estudo fundamenta-se metodologicamente nas premissas da História Cultural. Algumas perguntas foram motivadoras para o desenvolvimento da pesquisa, entre as quais: Como os anúncios relacionados à educação configuravam-se na Paraíba do século XIX? O que diz a Historiografia Paraibana a respeito dos anúncios no Oitocentos? Respondendo a estes questionamentos a partir de fontes primárias, presentes no jornal Gazeta da Parahyba, pretendemos contribuir para a história da educação paraibana. Buscaremos também, de certa forma, associar os tipos de anúncios que foram publicados, quais tipos de anúncios eram mais publicados, quais eram mais divulgados, o espaço a eles destinado, o formato da escrita, na tentativa de compreender como aquele determinado anúncio foi elaborado e por quem o foi, haja vista que os anúncios estavam imersos em uma sociedade disciplinar movida por regras sociais determinantes do comportamento dos sujeitos. A construção deste trabalho busca compreender, portanto, como os anúncios relacionados à educação constroem sentido, fazem circular discursos sociais.
Abstract: The present work has the general objective of investigating and analyzing advertisements related to education in the nineteenth century, present in the newspaper Gazeta da Parahyba, a periodical that circulated between the years 1888 and 1890. Taking as reference the studies of Chartier (2014; 1999), the research was also based on the primary sources available on the website of the National Library's Hemeroteca Digital. The 19th century was established as the temporal demarcator of the work, observing the classification and categorization of the theme, specifically with the selection and study of advertisements related to education. The corpus is formed by advertisements about education, collected from the newspaper Gazeta da Parahyba. Aiming at the historical-discursive analysis of the advertisement, the research also aims to describe the course of the genre in newspapers of the 19th century, identifying, in the highlighted period, the aspects of change and discursive strategies in each period. The study is methodologically based on the assumptions of Cultural History. Some questions were motivating for the development of the research, among them: How were advertisements related to education configured in Paraíba in the 19th century? What does the Historiography of Paraíba say about advertisements in the 19th century? Responding to these questions from primary sources, present in the newspaper Gazeta da Parahyba, we intend to contribute to the history of education in Paraíba. We will also seek, in a way, to associate the types of advertisements that were published, which types of advertisements were most published, which were most publicized, the space allocated to them, the writing format, in an attempt to understand how that particular advertisement was prepared and by whom it was, given that the advertisements were immersed in a disciplinary society moved by social rules that determine the behavior of the subjects. The construction of this work seeks to understand, therefore, how advertisements related to education build meaning, circulate social discourses.
Palavras-chave: Educação - Paraíba - Século XIX
Anúncios de jornal
Imprensa
Gazeta da Parahyba
Ads
Education
Press
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29866
Data do documento: 30-Mai-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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