Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28165
Tipo: Dissertação
Título: Teias discursivas da ideologia de gênero no fórum nacional sobre violência institucional contra crianças e adolescentes: uma análise de gênero
Autor(es): Lima, Ana Carolina Alves de
Primeiro Orientador: Silva, Jeane Félix da
Resumo: Esta pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, inserida na Linha de Pesquisa Estudos Culturais da Educação, tem como objetivo central analisar a(s) perspectiva(s) de gênero e sexualidade abordada(s) nas palestras apresentadas no Fórum Nacional sobre Violência Institucional contra Crianças e Adolescentes. Organizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – MMFDH. O Fórum pretendia debater acerca das violências institucionais às quais crianças e adolescentes estão expostos, por meio de sete palestras, apresentadas nos dias 27 e 28 de abril de 2021. No entanto, toda a temática do evento orbitou em torno da falaciosa ideologia de gênero e de como professoras e professores aplicam tal ideologia. De acordo com o Fórum, a suposta ideologia de gênero afeta a saúde física e mental de crianças e adolescentes e, por isso, é necessário defender a ‘família tradicional’. Além disso, o Fórum apresenta uma visão reducionista de Educação, apoiando-se nos pressupostos do Movimento Escola sem Partido. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de caráter documental. O corpus de análise foi produzido por meio da transcrição das palestras – disponível no canal oficial do YouTube do MMFDH – e do livro digital, disponibilizado para as pessoas inscritas no evento, utilizando os Núcleos de Significação como estratégia de análise. Os resultados da pesquisa apontam que o evento adota gênero e sexualidade como dados biológicos; defende que debates sobre esses temas não devem acontecer nas escolas; aciona uma pedagogia do medo em docentes; ignora o fato de que gênero e sexualidade perpassam a vida de todas as pessoas e desconsidera os diferentes tipos de arranjos familiares. Na contramão do que foi exposto nas palestras, gênero e sexualidade, neste trabalho, são entendidos como construções sócio-históricas, culturais e pedagógicas. Ao longo da pesquisa, defende-se que abordar estes temas nas escolas auxilia crianças e adolescentes a identificar possíveis casos de violências, bem como ajuda a conhecer e aprender a conviver com as diferenças e diversidades que nos constituem. Considerando que o referido Fórum integra as políticas do MMFDH e, desse modo, repercute na política educacional e nas relações culturais amplamente, esta dissertação pretende contribuir para ampliar as reflexões sobre a educação no contexto dos direitos humanos e diversidade sexual e de gênero, dentro e fora da escola.
Abstract: This research, carried out in the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraíba, inserted in the Cultural Studies of Education Research Line, has as its main objective to analyze the perspective(s) of gender and sexuality addressed in the lectures presented at the National Forum on Institutional Violence against Children and Adolescents. Organized by the Ministry of Women, Family and Human Rights – MMFDH, the Forum intended to discuss the institutional violence to which children and adolescents are exposed – through seven lectures, presented on April 27 and 28, 2021, the entire theme of the event orbited around the fallacious ideology of gender and how teachers apply this ideology. According to the Forum, the supposed gender ideology affects the physical and mental health of children and adolescents and, therefore, it is necessary to defend ‘traditional family’. In addition, the Forum presents a reductionist view of Education, based on the assumptions of the Movimento Escola sem Partido. This work is characterized as qualitative research, of documental character. The corpus of analysis was produced through the transcription of the lectures – available on the official YouTube channel of the MMFDH and the digital book, made available to people registered for the event, using the Meaning Nucleus as an analysis strategy. The survey results indicate that the event adopts gender and sexuality as biological data, defends those debates on these topics should not take place in schools; triggers a pedagogy of fear in teachers; it ignores the fact that gender and sexuality pervade everyone’s lives and disregards the different types of family arrangements. Contrary to what was exposed in the lectures, gender and sexuality, in this work, are understood as socio-historical, cultural and pedagogical constructions. Throughout the research, it is argued that addressing these issues in schools helps children and adolescents to identify possible cases of violence, as well as helps them to know and learn to live with the differences and diversities that constitute us. Considering that the aforementioned Forum is part of the MMFDH policies and, thus, has a wide impact on educational policy and cultural relations, this dissertation intends to contribute to broadening reflections on education in the context of human rights and sexual and gender diversity, within and out of school.
Palavras-chave: Educação - Gênero e sexualidade
Ideologia de gênero
Educação - Estudos culturais
Education - Gender and sexuality
Gender ideology
Education - Cultural Studies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28165
Data do documento: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaCarolinaAlvesDeLima_Dissert_Termo.pdf181,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons