Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20755
Tipo: Dissertação
Título: A dimensão da educação nos processos de ressocialização e humanização no cárcere na perspectiva de agentes educativos
Autor(es): Araújo, José Douglas de Abreu
Primeiro Orientador: Ireland, Timothy Denis
Resumo: Este trabalho está vinculado à Linha de Educação Popular, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB) e visa investigar, por meio das narrativas de agentes educativos, os limites e possibilidades da educação no contexto de socialização e humanização nas prisões, tendo como base questionamentos do tipo: Como a educação pode contribuir no processo de socialização e humanização das pessoas em situação de restrição e privação de liberdade? Assim, para respondermos a tal questionamento, objetivamos compreender a dimensão da educação nos processos de ressocialização e humanização de pessoas em situação de privação de liberdade na perspectiva de agentes educativos da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, em João Pessoa, Paraíba. E, mais especificamente, buscar: i) investigar como tem ocorrido a reintegração social extramuros dos detentos da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes através da educação; ii) analisar os discursos dos agentes educativos quanto às práticas educativas voltadas à socialização e humanização dos detentos; e iii) identificar as aproximações e distanciamentos presentes nas práticas educativas da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes quanto às necessidades socioeducacionais dos detentos na perspectiva da garantia dos direitos humanos. Como construção metodológica foi empregada a abordagem qualitativa com o uso do método narrativo, sendo adotado para a geração dos dados a entrevista semiestruturada, que contou com a participação de cinco agentes educativos que viabilizam, administram e implantam as ações educativas, e a (auto)biografia desse autor, a partir de suas experiências na prisão, tendo como espaço da pesquisa a Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes. O material empírico foi analisado através da Análise Textual Discursiva. A análise desvelou que a educação ofertada na instituição é insuficiente com baixo nível de eficácia devido a negligencia com a oferta ampla de assistência educacional inibindo sua contribuição nos processos de socialização e humanização para reintegração social e prevenção da reincidência. Apesar do déficit de práticas humanas e sociais, a educação em exercício na unidade propicia possibilidades para aqueles que podem acessá-la com processos socializadores e humanizadores que são importantes para a recuperação e aprendizagem dos privados de liberdade. Para a superação das dificuldades falta uma intervenção do poder público e da sociedade civil com políticas exequíveis para proporcionar mudanças no exercício da educação garantindo que as políticas sejam ofertadas adequadamente, contemplando as necessidades socioeducacionais na perspectiva dos direitos humanos.
Abstract: This work is linked to the Popular Education Line, of the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraiba (PPGE-UFPB) and aims to investigate through the narratives of educational agents the limits and possibilities of education in the context of socialization and humanization in prisons, based on questions such as: How can education contribute to the process of socialization and humanization of people in situations of restriction and deprivation of liberty? Thus, in order to answer this question, we aim to understand the dimension of education in the processes of ressocialization and humanization of people in situations of deprivation of liberty from the perspective of educational agents at the Maximum Security Penitentiary Doctor Romeu Gonçalves de Abrantes, in João Pessoa, Paraiba. And, more specifically, seek: i) to investigate how the extramural social reintegration of detainees at the Maximum Security Penitentiary Doctor Romeu Gonçalves de Abrantes has taken place through education; ii) analyse the speeches of educational agents regarding educational practices aimed at the socialization and humanization of detainees; and iii) to identify the approaches and distances present in the educational practices of the Maximum Security Penitentiary Doctor Romeu Gonçalves de Abrantes regarding the socio-educational needs of the detainees in the perspective of guaranteeing human rights. As a methodological construction, a qualitative approach was used with the use of the narrative method, with the semi-structured interview being adopted for the generation of data, with the participation of five educational agents who enable, manage and implement educational actions and (self) biography. from this author, based on his experiences in prison, having as his research space the Maximum Security Penitentiary Doctor Romeu Gonçalves de Abrantes. The empirical material was analysed by Discursive Textual Analysis. The analysis revealed that the education offered in the institution is insufficient with a low level of effectiveness due to neglect with the wide offer of educational assistance inhibiting its contribution in the processes of socialization and humanization for social reintegration and prevention of recurrence. Despite the deficit in human and social practices, education in the unit provides possibilities for those who can access it with socializing and humanizing processes that are important for the recovery and learning of those deprived of their liberty. To overcome the difficulties, there is a lack of intervention by the public authorities and civil society with feasible policies to provide changes in the exercise of education, ensuring that policies are offered adequately, considering socio-educational needs from the perspective of human rights.
Palavras-chave: Educação
Prisão
Socialização
Humanização
Education
Prison
Socialization
Humanization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20755
Data do documento: 24-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséDouglasdeAbreuAraújo_Dissert.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons