Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24499
Tipo: Dissertação
Título: Jornal O Cearense: anúncios de livros de instrução e educação (1846 a 1856)
Autor(es): Rodrigues, Jisaline Fagundes
Primeiro Orientador: Silva, Fabiana Sena da
Resumo: Este trabalho objetivou identificar e analisar os anúncios de livros no jornal O Cearense, no período compreendido entre 1846 a 1856, considerando a circulação de ideias sobre instrução e educação e suas representações para a sociedade. O estudo identificou, por meio dos anúncios publicados nas 986 edições do respectivo periódico, observando o marco temporal estabelecido, os reclames caracterizados “ANNUNCIOS”, organizados em uma seção específica em que se detectou também oferta de livros, aplicando estratégias de divulgação centradas em despertar o interesse da sociedade bem como as intenções de influenciar escolhas pedagógicas por parte das autoridades governamentais e educacionais. Entre as 986 edições analisadas, 786 apresentam anúncios diversos os quais remetem à lógica da sociedade e do governo do respectivo período; em 204 anúncios, consta(m) indicação(ões) de livros de alguns campos de conhecimento – alguns apenas divulgados, outros expressamente recomendados –, observando se sua concepção teórica e ou metodológica e seu potencial para aplicação à instrução e educação daquele período. A pesquisa articulou diferentes fontes: 1) periódicos com destaque para o jornal O Cearense, disponíveis no site da Biblioteca Nacional; 2) relatórios de presidentes da província; 3) leis que regulamentaram a Instrução, estas localizados em mídia eletrônica (sites oficiais); e 4) bibliografia produzida sobre o tema, disponibilizada em bases de dados oficiais. O apoio teórico e metodológico aplicado à fundamentação da escrita observou as contribuições de Burke (2008), Carr (2002), Foucault (2012), Ginzburg(1989); Chartier (1994, 2014), Almeida (2007), Vilella (2011), entre outros autores cujas concepções foram essenciais para compreender a circulação não só de ideias, a partir do jornal – dispositivo da cultura letrada –, mas também a representação que se pretendia disseminar como ensinamentos para aquela sociedade, com apoio nos livros, naquele momento, divulgados e recomendados para a Instrução Pública, contemplando a ideia de educação e instrução almejados pelo Estado, o Clero e outras lideranças influentes vinculadas às diversas instituições que compunham o cenário social.
Abstract: This work aimed to identify and analyze book’s reports at O Cearense’s journal, from 1846 to 1856, considering the circulation of ideas about instruction and education and its representation to society. The study identified, through 986 advertisement issues published at the respective periodical edition, observing established time frame, so called featured “ADVERTS”, organized in a specific section in which was also detected a book’s offer, applying strategies of dissemination outreach centered on society’s awakening and the intentions to influence pedagogical choices by the government and educational’s authorities. Among 986 analyzed editions, 786 have different ads which refer to the logic of society and government’s respective period; in 204 ads, there are indications of books on different kinds of knowledge – some only disclosed, others expressly recommended- observing its theoretical and/or methodological conception and its potential for application to education from that period. This resource articulates different sources: 1) Highlighted journal O Cearense, available at National’s Library’s web site; 2) Province’s President’s reports; 3) laws that regulated the instruction, available in electronic media (official sites); e 4) bibliography produced about the theme, available at official databases. Theorical and methodological support applied to the writing reasoning has observed the contribution of Burke (2008), Carr (2002), Foucault (2012), Ginzburg(1989); Chartier (1994, 2014), Almeida (2007), Vilella (2011), among many other writers which conceptions were essential to understand not only the circulation of ideas, by the newspaper- literate’s culture device-, but also the representation of what they wanted to spread as knowledge to that society, supported on books, at that time, publicized and recommended to public instruction, contemplating State’s, Clergy’s and other leader’s desired ideas of education and instruction, linked to many institutions that made up social setting.
Palavras-chave: Século XIX
Jornal
Anúncios
Livros de instrução
Educação
XIX century
Journal
Adverts
Instruction’s book
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24499
Data do documento: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JisalineFagundesRodrigues_Dissert.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons