Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23396
Tipo: Dissertação
Título: A extensão universitária na perspectiva da educação popular e suas contribuições para a formação dos estudantes da Universidade Federal da Paraíba: possibilidades e limites
Autor(es): Rodrigues, Janaina Lima Luna
Primeiro Orientador: Leite, Ivonaldo Neres
Resumo: O presente trabalho se trata de uma proposta de Extensão Popular da Universidade Federal da Paraíba. Ele tem como objetivo compreender como as ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto de Educação Popular e Atenção à Saúde da Família (PEPASF), entre 2016 e 2020, repercutiram sobre o processo de formação dos estudantes extensionistas, principalmente considerando o ambiente de polarização política desse período, que tem como fato marcante a deposição da Presidenta Dilma Rousseff. Algumas das principais categorias do trabalho são, por exemplo, Educação Popular, Extensão Popular, diálogo, libertação e conscientização. Do ponto de vista metodológico, o estudo foi operacionalizado por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com seis estudantes extensionistas do Projeto. O material empírico foi tratado conforme a técnica de análise de conteúdo temático-categorial. Do tratamento do material empírico, resultaram cinco categorias finais que nortearam a abordagem no sentido de atingir o objetivo geral. Dentre os achados, verificou-se uma ambivalência: ao mesmo tempo em que se constatou a contribuição do Projeto para a formação acadêmico-profissional e emancipatória dos estudantes extensionistas, também foram verificados percalços no Projeto e lacunas do ponto de vista da formação crítica no período 2016-2020. Essa situação se acentuou diante das ressonâncias da polarização política que têm degradado a democracia brasileira nesses anos.
Abstract: The present work is about a proposal of Popular Extension of the Federal University of Paraíba. It aims to understand how the pedagogical actions and practices developed in the Project of Popular Education and Family Health Care (PEPASF), between 2016 and 2020, had repercussions on the training process of extension students, especially considering the environment of political polarization of such period, which has as a remarkable fact the deposition of President Dilma Rousseff. Some of the main analytical categories of the work are, for example, Popular Education, Popular Extension, dialogue, liberation and conscientization. From a methodological point of view, the study was operationalized by conducting semistructured interviews with six extension students from the Project. The empirical material was scrutinized according to the thematic-category content analysis technique. The treatment of the empirical material resulted in five final categories that guided the approach towards achieving the general objective. Among the findings, an ambivalence was found: while the project's contribution to the academic-professional and emancipatory training of the extension students was noted, there were also setbacks in the Project and gaps from the point of view of critical training in the period 2016-2020. This situation has been accentuated by the resonances of political polarization that have degraded Brazilian democracy in these years.
Palavras-chave: PEPASF
Extensão universitária
Educação popular
Formação crítica
University extension
Popular education
Critical training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23396
Data do documento: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JanainaLimaLunaRodrigues_Dissert.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons