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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21297
Tipo: Dissertação
Título: “Os cabouqueiros do edifício nacional”: modelos docentes em disputa em Pernambuco (1889 – 1911)
Autor(es): Tristão, Isabela Nathália Nunes
Primeiro Orientador: Sena, Fabiana
Resumo: Esta investigação está inserida no campo de estudo da História da Educação e tem como objetivo geral analisar os modelos docentes em disputa em Pernambuco, a partir dos casos de denúncia e processos disciplinares, situados entre os anos de 1889 e 1911. Com os nossos objetivos específicos, examinamos as queixas envolvendo docentes, os quais se tornavam motivos de reclamações e processos disciplinares gerados nas instâncias dos poderes públicos; investigamos o desenvolvimento das denúncias e processos disciplinares, por meio de situações específicas vivenciadas por professores (as), e os articulamos com os discursos e ações governamentais relativos aos comportamentos, valores e práticas dos professores, considerados desejáveis e adequados. Buscando contemplar as análises das possíveis transformações na transição entre o Império e a República brasileira, utilizamos como fontes os códices da Instrução Pública (IP), a série Câmaras Municipais (CM), os relatórios e os regulamentos da instrução pública – todos sob a guarda do Arquivo Público Jordão Emereciano (APEJE) - , e os jornais digitalizados na Hemeroteca Digital do Site da Biblioteca Nacional. Ao utilizar o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989) como postura investigativa, identificamos e investigamos, com base na Análise de Discurso (FOUCAULT, 1971; 1986; 2019), as falas veiculadas pelos agentes governamentais a respeito dos critérios estabelecidos para o ingresso no magistério e o exercício da “boa docência”, correlacionando tais critérios com os casos de denúncias e processos disciplinares contra os docentes públicos de Pernambuco. Tomamos como referência e analisamos um caso específico – o do Professor Francisco Marques da Trindade. A partir deste caso e de outras situações estudadas, esta pesquisa apresenta como resultado a constatação de que, apesar da existência de um conjunto de regramentos e dispositivos estatais centrados na fiscalização e no controle das práticas docentes, havia condutas docentes que configuravam-se como “desviantes”, as quais geravam, consequentemente, conflitos e remoções de professores(as), facilitadas pelas redes de aliados políticos, sociais ou familiares, com vínculos formais ou mesmo informais.
Abstract: This investigation is inserted in the field of study of the History of Education and its general objective is to analyze the teaching models in dispute in Pernambuco, from the cases of denunciation and disciplinary processes, located between the years 1889 and 1911. Our specific objectives were to examine complaints involving teachers, which became grounds for claims and disciplinary processes generated in the instances of public authorities; we investigated the development of disciplinary processes through specific situations experienced by teachers; and we articulated them with discourses and government actions related to behaviors, values and practices of teachers, considered desirable and appropriate. Aiming to contemplate the analysis of possible transformations in the transition between the Brazilian Empire and the Brazilian Republic, we use as sources the Public Instruction (IP) codices, the City Council (CM) series, the reports of the Inspectors of Public Instruction, the regulations and the newspapers digitalized in the Digital Hemeroteca of the National Library Site. By using the Evidential Paradigm (GINZBURG, 1989) as an investigative posture, we identify and investigate, based on the Discourse Analysis (FOUCAULT, 1971; 1986; 2019), the statements conveyed by government agents regarding the criteria established for admission to teaching and the exercise of "good teaching", correlating these criteria with the cases of complaints and disciplinary proceedings against public teachers in Pernambuco. We take as reference and analyze a specific case - the one of Professor Francisco Marques da Trindade. Based on this case and other situations studied, this research presents as a result the verification that, despite the existence of a set of rules and state devices focused on the inspection and control of teaching practices, there were teaching conducts that were configured as "deviant", which consequently generated conflicts and removals of teachers, facilitated by networks of political, social or family allies, with formal or even informal ties.
Palavras-chave: História da Educação
Modelo de professor
Pernambuco
Século XIX
Século XX
History of Education
Teacher model
XIX Century
XX Century
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21297
Data do documento: 24-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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