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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23334
Tipo: Dissertação
Título: A configuração didática das práticas pedagógicas de professores/as da EJA em combate à LGBTfobia
Autor(es): Paiva, Camila de Lourdes Cavalcanti
Primeiro Orientador: Silva, Eduardo Jorge Lopes da
Resumo: O objetivo deste trabalho de dissertação consiste em delinear a configuração didática das práticas pedagógicas dos/as professores/as da EJA no combate à LGBTfobia. Justifica-se a presente pesquisa mediante o baixo quantitativo de estudos acadêmicos que correlacionam as práticas pedagógicas, a didática, a LGBTfobia e a EJA. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde a geração de dados se deu por meio da entrevista semiestruturada, com cinco professores/as, os quais se identificavam enquanto docentes, cujas práticas se caracterizavam de forma combativas a LGBTfobia. Estes/as professores/as foram selecionados a partir da técnica de snow ball sampling. Como método de análise de dados, neste trabalho foi utilizada a Análise Crítica do Discurso (ACD), pautada nos estudos de Fairclough (2012). Na análise dos dados, os discursos dos/as professores/as sobre o seu papel e o da escola integram um discurso maior que se justifica na manutenção de uma educação tradicional, que enxerga o/a aluno/a como um depósito, o/a qual receberá os conhecimentos possuídos pelo/a professor/a, e ainda, se constitui na ideia heteronormativa de que os assuntos relacionados ao combate a LGBTfobia se resumem em trabalhar as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), dentre elas a AIDS, ou as diferenças dentro de uma lógica binária dos sexos masculino e feminino, o que limita os trabalhos da temática do combate a LGBTfobia às aulas da disciplina de ciências. Ressaltamos que a EJA é uma modalidade com uma diversidade etária, que abrange jovens, adultos/as e idosos/as, e que assuntos tidos como íntimos ou proibidos, podem e devem ser tratados, visando propagar conhecimentos que lhes serão úteis em suas vidas dentro e fora da escola. Dentre os achados da pesquisa, são ressaltados nas práticas discursivas que a LGBTfobia se constitui enquanto uma ameaça, que, algumas vezes, não é identificada pelo/a professor/a e, em algumas situações, é praticada não apenas pelos/as alunos/as entre si, mas também pelo/a próprio/a professor/a para com estes/as. O medo de represália e a ineficiente formação inicial e continuada se apresentam como dificuldades de introduzir a temática nas práticas pedagógicas dos/as professores/as. A configuração didática ressaltada nas práticas discursivas dos sujeitos da pesquisa se evidencia nas práticas pedagógicas que objetivam levar o conhecimento aos/as alunos/as, combater as discriminações e os preconceitos, construir uma consciência cidadã de respeito e desnaturalizar a ideia de que só existem os gêneros e orientações sexuais dentro da lógica heteronormativa. Ressalta-se a necessidade de novos estudos sobre práticas pedagógicas de combate à LGBTfobia, sinalizando enquanto futuros possíveis problemas investigativos, aqueles que observem como essas práticas pedagógicas são trabalhadas nos cursos de formação de professores/as, que confiram visibilidade a essas práticas pedagógicas, de modo a contribuir para construir uma educação pautada no diálogo, no respeito a diversidade e na empatia ao próximo.
Abstract: The purpose of this dissertation consists to outline the didactic configuration of the pedagogical practices of EJA teachers in the fight against LGBTphobia. This research is justified by the low quantity of academic studies that correlate pedagogical practices, didactics, LGBTphobia and EJA. For that, a qualitative approach research was used, whose data generation took place through semi-structured interviews, with five teachers, who identified themselves as teachers whose practices were characterized as combating LGBTphobia. These teachers were selected by using the snow ball sampling technique. As a method of data analysis, in this work, the Critical Discourse Analysis (CDA) was used, based on studies by Fairclough (2012). In the data analysis, the teachers' speeches about their and the school role integrate a larger speech, which is justified in the maintenance of a traditional education, which sees the student as a deposit, which will receive the knowledge possessed by the teacher, and also constitutes the heteronormative idea that issues related to fighting LGBTphobia are summarized in working with sexually transmitted infections (STI's), such as HIV disease, or differences within a binary logic of male and female, which limits the thematic works on fighting LGBTphobia in science classes. We emphasize that EJA is a modality with a diversity of age, which covers young people, adults and seniors, and that matters considered intimate or prohibited can and should be dealt with, aiming to spread knowledge that will be useful to them in their lives within and out of school. Among the research findings, it is highlighted in the discursive practices that LGBTphobia constitutes a threat, that, sometimes, it is not identified by the teacher and, in some situations, it is practiced not only by students among themselves, but also by the teacher towards them. The fear of reprisal and the inefficient initial and continuing education are presented as difficulties in introducing the thematic into the pedagogical practices of teachers. The didactic configuration highlighted in the discursive practices of the research subjects is evidenced in the pedagogical practices that aim to bring knowledge to students, fight discrimination and prejudice, build a citizen awareness of respect and denaturalize the idea that there are only the genders and sexual orientations within the heteronormative logic. The need for new studies on pedagogical practices to combat LGBTphobia is highlighted, pointing out, as future possible investigative problems, those that observe how these pedagogical practices are worked on in teacher training courses, that give visibility to these pedagogical practices, in order to contribute to build an education based on dialogue, respect for diversity and empathy for others.
Palavras-chave: EJA
LGBTfobia
Práticas pedagógicas
Análise crítica do discurso
LGBTphobia
Pedagogical practices
Critical discourse analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23334
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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