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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23134
Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental crítica, currículo e formação de professores na Universidade Federal da Paraíba: o educador como instrumento de promoção da emancipação social
Autor(es): Moura, Amanda da Rocha
Primeiro Orientador: Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Resumo: A Educação Ambiental além de institucionalizada por meio de legislação específica, através da Política Nacional de Educação Ambiental, Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, está se firmando ao longo do tempo enquanto demanda popular. Por outro lado, a prática educativa precisa repensar quais são os elementos de opressão impostos pelo sistema capitalista, enquanto que ao mesmo tempo também deve ser objetivado na Educação Ambiental Crítica estabelecer quais os caminhos metodológicos em sala de aula privilegiam a ação dos sujeitos sobre a realidade que os cerca. As soluções da práxis educativa, neste sentido, acabam por coadunar com os princípios de uma sociedade democrática e inclusiva, herdando da Pedagogia Crítica a base teórico-epistemológica que enxerga a pessoa humana de forma holística. Por essa razão, nesta pesquisa de dissertação, foi objetivado compreender como a Universidade Federal da Paraíba - UFPB aborda os conhecimentos sobre Educação Ambiental Crítica nos cursos de Licenciatura. Para tal, foi utilizado o método de análise de conteúdo das propostas curriculares das seguintes licenciaturas: Pedagogia (Educação do campo), Química, Física, Letras (Português), Letras (Inglês) e Arte da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), selecionadas a partir de amostragem que dialogue com a composição curricular do ensino básico brasileiro. Como resultado, foi identificada uma insuficiência na abordagem da Educação Ambiental no decorrer dos cursos supracitados, uma vez que a difusão desse conhecimento muitas vezes se dá na forma de disciplina optativa, sem sinais observáveis acerca do aprofundamento em formação específica na temática da educação ambiental no decorrer do curso. A partir desses resultados é possível concluir a necessidade da ampliação de espaços para discutir a área da educação ambiental nas licenciaturas, uma vez que o processo formativo desconectado dessa ação pode onerar a vida profissional dos discentes, visto que é obrigatória a sistematização dessa temática na ação laboral futura, bem como a acertada prática teórico-metodológica adotada em sala de aula.
Abstract: Environmental Education, in addition to being institutionalized through specific legislation, through the National Environmental Education Policy, Law No. 9,795, of April 27, 1999, has been established over time as a popular demand. On the other hand, educational practice needs to rethink what are the elements of oppression imposed by the capitalist system, while at the same time it must also be objectified in Critical Environmental Education to establish which methodological paths in the classroom favor the action of subjects over reality that surrounds them. The solutions of educational praxis, in this sense, end up being in line with the principles of a democratic and inclusive society, inheriting from Critical Pedagogy the theoretical-epistemological basis that sees the human person in a holistic way. For this reason, in this dissertation research, the objective was to understand how the Federal University of Paraíba - UFPB approaches the knowledge about Critical Environmental Education in the Licentiate Degree courses. To this end, the method of content analysis of the curricular proposals of the following degrees was used: Pedagogy, Field Education, Chemistry, Physics, Letters (Portuguese), Letters (English) and Art of the Federal University of Paraíba (UFPB), selected, selected from a sample that dialogues with the curricular composition of Brazilian basic education. As a result, a shortcoming in the approach to Environmental Education was identified during the aforementioned courses, since the dissemination of this knowledge often takes place in the form of an optional discipline, with no observable signs regarding the deepening of specific training on the subject of education during the course. Based on these results, it is possible to fulfill the need to expand spaces to discuss the area of environmental education in undergraduate courses, since the educational process disconnected from this action can burden the professional life of students, since it is mandatory to systematize this theme in the action future work, as well as the correct theoretical-methodological practice adopted in the classroom.
Palavras-chave: Educação
Meio ambiente
Formação
Currículo
Education
Environment
Training
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23134
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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