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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22209
Tipo: Dissertação
Título: Conhecimentos para o ensino de figuras geométricas planas: um estudo com professores dos anos iniciais
Autor(es): Lima Júnior, Afonso Barbosa de
Primeiro Orientador: Severo, José Leonardo Rolim de Lima
Primeiro Coorientador: Azerêdo, Maria Alves de
Resumo: Este estudo trata do ensino de Matemática, especificamente sobre Geometria nos anos iniciais de escolarização. No Brasil, existe um crescente movimento de resgate do ensino de Geometria desde os Parâmetros Curriculares Nacionais, a fim de que as proposições para o ensino e a aprendizagem dessa unidade temática culminem no desenvolvimento do pensamento geométrico de crianças e adolescentes, que inclui aspectos acerca das relações espaciais e das figuras geométricas. No caso das figuras geométricas, além das relações com espaço vivido e percebido, é necessário explorar as características das figuras, envolvendo a identificação/nomeação, a comparação, a classificação e a composição e decomposição. Assim, reconhecendo a legitimidade dessa demanda curricular, este estudo teve como objetivo investigar os conhecimentos profissionais da docência acerca da Geometria, atentando-se especificamente para o ensino de figuras geométricas planas nos anos iniciais de escolarização. Para alcançar esse objetivo, tornou-se necessário analisar os conhecimentos profissionais da docência apresentados por professores que atuam na Paraíba; identificar um conjunto de conhecimentos profissionais da docência utilizados para o ensino de Geometria; e discutir os conhecimentos da docência relativos ao currículo, ao conteúdo e aos aspectos pedagógicos utilizados pelos professores para o ensino de figuras geométricas planas. Para subsidiar a construção do diálogo teórico relativo aos saberes e conhecimentos profissionais da docência, fundamentou-se em Shulman (2014), Ball, Hill e Bass (2005), Serrazina (2014), Tardiff (2000) e Puentes, Aquino e Neto (2009). Enquanto Pavanello (1989; 1993), Galvéz (1996), Lorenzato (1995), Lima e Carvalho (2010; 2014), Walle (2009), Crowley (1994), entre outros, alicerçaram as discussões sobre a Geometria. A base metodológica teve abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram produzidos a partir de questionário respondido por professores dos anos iniciais, no estado da Paraíba, com no mínimo 1 ano de experiência profissional. Para a organização, categorização e análise desses dados, tomou-se por base as técnicas de análise de conteúdo propostas por Bardin (1977). Como resultado, os dados evidenciam fragilidades formativas em relação ao currículo, conteúdo geométrico e aspectos pedagógicos do ensino de Geometria nos anos iniciais, principalmente relativos ao ensino de figuras planas. Contudo, a dimensão conceitual emerge como a principal dificuldade dos professores para o desenvolvimento do conhecimento geométrico nos anos iniciais. A superação desse problema está relacionada à construção de um escopo de conhecimentos relativo ao ensino e a aprendizagem, especificamente ao conhecimento do conteúdo, sem o qual inviabiliza-se o ensino, ao conhecimento do currículo, que orienta e sugere como pode ser concebido o ensino em cada ano de escolarização e ao conhecimento pedagógico do conteúdo, que nutre e efetiva a aprendizagem.
Abstract: This study deals with the teaching of Mathematics, specifically on Geometry in the early years of schooling. In Brazil, there is a growing movement to rescue the teaching of Geometry from the National Curriculum Parameters, so that the proposals for teaching and learning this thematic unit culminate in the development of the geometric thinking of children and adolescents, which includes aspects about the spatial relationships and geometric figures. In the case of geometric figures, in addition to the relationships with lived and perceived space, it is necessary to explore the characteristics of the figures, involving identification / naming, comparison, classification and composition and decomposition. Thus, recognizing the legitimacy of this curricular demand, this study aimed to analyze the professional knowledge of teaching presented by teachers who work in Paraíba, in order to unveil the reality of teaching flat figures in the early years of schooling. To achieve this goal, it was necessary to identify a set of knowledge necessary for the teaching of Geometry; map the knowledge used by teachers to teach flat figures and discuss the teaching of these geometric figures based on the professional knowledge of teaching. To subsidize the construction of the theoretical dialogue regarding the professional knowledge and knowledge of teaching, it was based on Shulman (2014), Ball, Hill and Bass (2005), Serrazina (2014), Tardiff (2000) and Puentes, Aquino and Neto (2009). While Pavanello (1989; 1993), Galvéz (1996), Lorenzato (1995), Lima and Carvalho (2010; 2014), Walle (2009), Crowley (1994), among others, supported the discussions on Geometry. The methodological basis had a qualitative approach. The empirical data were produced from a questionnaire answered by teachers from the initial years education, in the state of Paraíba, with at least one year of professional experience. For the organization, the categorization and analysis of these data, it was based on the content analysis techniques proposed by Bardin (1977). As a result, the data reveal formative weaknesses in relation to the curriculum, geometric content and pedagogical aspects of teaching Geometry in the early years, mainly related to the teaching of flat figures. However, the conceptual dimension emerges as the main difficulty for teachers to develop geometric knowledge in the early years. Overcoming this problem is related to the construction of a scope of knowledge related to teaching and learning, specifically, to the knowledge of the content, without which teaching, the knowledge of the curriculum is not viable, which guides and suggests how teaching can be conceived in each year of schooling and the pedagogical knowledge of the content, which nourishes and makes learning effective.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Conhecimentos profissionais da docência
Geometria
Anos iniciais
Mathematics teaching
Professional knowledge of teaching
Geometry
Early years education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22209
Data do documento: 6-Mai-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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