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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22988
Tipo: Dissertação
Título: O discurso sobre a especificidade educativa das histórias em quadrinhos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor(es): Braz, Adah Kethlyn
Primeiro Orientador: Carlos, Erenildo João
Resumo: Ancorada no nexo entre educação, visualidade e discurso, a presente pesquisa, situada na linha dos Estudos Culturais da Educação (ECE), objetivou analisar e descrever o discurso sobre a especificidade educativa das HQs na BNCC no intuito de responder ao seguinte problema central: Quais as condições de possibilidade enunciativas de existência do discurso sobre a especificidade educativa das HQs na BNCC? Para isso, adotou-se a abordagem teórico metodológica da Análise Arqueológica do Discurso (ADD), proposta por Michel Foucault (2008) em sua obra A arqueologia do saber. Os procedimentos investigativos utilizados seguiram os seguintes passos, inspirados em Alcântara e Carlos (2013): mapeamento dos documentos, análise da zona enunciativa do discurso e descrição das séries enunciativas que tecem a ordem do discurso. Apesar das HQs ocuparem um espaço cada vez maior nas pesquisas acadêmicas e por serem um objeto cultural de apreciação e consumo de crianças e adultos, a feitura desta pesquisa se justificou pela necessidade de dar visibilidade discursiva às funções educativas desse gênero visual, em particular. Além disso, esse artefato se apresenta com uma função educativa e pedagógica reconhecida e como um conteúdo eleito pela política educacional da BNCC na área de Linguagens a ser inserido de forma obrigatória no currículo escolar da Educação Básica. A fonte primária escolhida para o ponto de partida da análise arqueológica foi a última versão da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018b), especificamente voltada para os achados referentes à etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao final do percurso de descrição arqueológica, identificamos que no entrelaçamento discursivo dos domínios dos Direitos humanos, das Artes Visuais e da Língua Portuguesa é forjado um conjunto de séries enunciativas que, entrelaçadas, funcionam como condições de possibilidade para o que pode ser dito a respeito da ordem do discurso sobre a especificidade educativa das HQs na BNCC. Sinalizamos também, como resultados de nossa análise a identificação de algumas funções educativas das HQs encontradas na ordem do discurso em questão, quais sejam: a função artístico-experimental, a artístico-cultural, a epistêmico-lúdica, a didático-pedagógica interdisciplinar, a semiótico-interativa, a estético-lúdica, a semântico-criativa, a discursivo-comunicativa e a crítico-midiática.
Abstract: Anchored in the nexus between education, visuality, and discourse, this research, situated in the line of Cultural Studies of Education (ECE), aimed to analyze and describe the discourse on the educational specificity of comics in the BNCC in order to answer the following central problem: What are the enunciative conditions of possibility of existence of the discourse on the educational specificity of comics in the BNCC? For this, we adopted the theoretical and methodological approach of the Archaeological Analysis of Discourse (ADD), proposed by Michel Foucault (2008) in his work The Archaeology of Knowledge. The investigative procedures used followed the following steps, inspired by Alcantara and Carlos (2013): mapping of the documents, analysis of the enunciative zone of discourse, and description of the enunciative series that weave the order of discourse. Although comics occupy an increasing space in academic research and because they are a cultural object of appreciation and consumption by children and adults, the making of this research was justified by the need to give discursive visibility to the educational functions of this visual genre, in particular. Moreover, this artifact presents itself with a recognized educational and pedagogical function and as a content elected by the BNCC educational policy in the area of Languages to be inserted in a mandatory manner in the school curriculum of Basic Education. The primary source chosen for the starting point of the archaeological analysis was the latest version of the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018b), specifically focused on the findings referring to the stage of the initial years of Elementary Education. At the end of the path of archaeological description, we identified that in the discursive interweaving of the domains of Human Rights, Visual Arts, and Portuguese Language, a set of enunciative series is forged that, intertwined, work as conditions of possibility for what can be said about the order of discourse on the educational specificity of comics in the BNCC. We also signal, as results of our analysis, the identification of some educational functions of comics found in the order of discourse in question, namely: the artistic-experimental function, the artistic-cultural function, the epistemic-playful function, the interdisciplinary didactic-pedagogical function, the semiotic-interactive function, the aesthetic-playful function, the semantic-creational function, the discursive-communicative function, and the critical-media function.
Palavras-chave: HQs
Análise arqueológica do discurso
BNCC
Função educativa
Política educacional
Comics
Archaeological discourse analysis
Educational function
Educational policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22988
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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