Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13007
Tipo: Dissertação
Título: Diversidade quilombola e o direito à educação
Autor(es): Silva, José Romário Araújo da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Janine Marta Coelho
Resumo: Nesta dissertação de mestrado trouxemos o debate da diversidade quilombola, buscando compreender a historicidade do movimento desde seus primórdios: O período de escravização, a luta por liberdade, o reconhecimento e visibilidade, através de movimentos de resistência, a constituição de direitos, entre estes, o territorial e a educação. Para tanto, buscamos compreender à nível nacional como se configurou o processo das políticas públicas destinadas às populações quilombolas, trazendo para a realidade paraibana, entendendo suas conquistas, seus entraves e perspectivas. Dentro desse contexto nossa pesquisa se deu desde informações obtidas junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), com a obtenção dos relatórios antropológicos das comunidades pesquisadas; das informações da Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba, entendendo quais políticas são destinadas aos quilombos paraibanos, e também a pesquisa feita em duas comunidades quilombolas: Caiana dos Crioulos no município de Alagoa Grande-PB e Matão no município de Gurinhém-PB. Através de entrevistas, dentro de uma abordagem qualitativa e uma perspectiva dialética, compreendemos a realidade das comunidades pesquisadas, onde as falas dos/as entrevistados/as nos forneceram elementos necessários para entendermos quais mecanismos excludentes imperam nessas comunidades. Enfim, neste trabalho buscamos evidenciar a historicidade do movimento quilombola e luta por direitos negados, entre estes a educação; objetivando seu reconhecimento e sua ascensão social, como cidadãos/ãs, dentro de uma sociedade democrática que valorize cada singularidade e pluralidade étnico racial.
Abstract: In this master's dissertation we have brought the debate on quilombola diversity, seeking to understand the historicity of the movement from its earliest days: The period of enslavement, the struggle for freedom, recognition and visibility, through resistance movements, territorial and education. To do so, we seek to understand at national level how the process of public policies aimed at quilombola populations has been configured, bringing to the reality of the state of Paraíba, understanding its achievements, its obstacles and perspectives. Within this context, our research came from information obtained from the National Institute of Colonization and Agrarian Reform (INCRA), with the obtaining of the anthropological reports of the communities surveyed; of information from the Paraíba State Department of Human Development, understanding which policies are aimed at the Quilombos of Paraíba, and also the research done in two quilombola communities: Caiana dos Crioulos in the municipality of Alagoa Grande-PB and Matão in the municipality of Gurinhém-PB. Through interviews, within a qualitative approach and a dialectical perspective, we understand the reality of the communities surveyed, where the respondents' statements provided us with the necessary elements to understand what exclusion mechanisms prevail in these communities. Finally, in this work we seek to evidence the historicity of the quilombola movement and struggle for denied rights, among them education; aiming at their recognition and their social ascent, as citizens, within a democratic society that values each ethnic singularity and racial plurality.
Palavras-chave: Diversidade Quilombola
Luta por reconhecimento
Plano estadual de educação
Quilombola diversity