Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13043
Tipo: Dissertação
Título: A EAD como instrumento de inclusão social: uma análise crítica sobre o processo de institucionalização da EAD no curso de pedagogia do centro de educação da UFPB
Autor(es): Sousa, Grazielli Martins Pereira de
Primeiro Orientador: Aragão, Wilson Honorato
Resumo: Este trabalho dissertativo foi desenvolvido sobre a EaDcomo instrumento de inclusão social: uma análise crítica sobre o processo de institucionalização da EaD no curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPB. Teve como objetivo geral: analisar o processo de institucionalização da EaD no curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPB na perspectiva de inclusão social. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos distintos, porém complementares: no primeiro foi feita uma pesquisa bibliográfica que utilizou como referenciais teóricos estudos realizados por Brandão (2008), Belloni (2008), Boaventura (2005), Bogdan (1994), Castells (2005), Dourado (2011), Freitas (2016), Levy (1999), entre outros.No segundo momento foi realizada uma pesquisa documental nos arquivos norteadores do curso de Pedagogia a se destacar as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia (Resolução CNE/CP 01/2006), a criação do curso de Pedagogiaa distância da UFPB (Resolução CONSEPE 23/2007) e o Projeto Pedagógico do curso instituído por resolução específica CONSEPE/UFPB 12/2013. Por último,a pesquisa de campo;o estudo apresentou uma abordagem qualitativa, com características metodológicas de estudo de caso.Como instrumento de coleta de dados foi adotado o processo de entrevistas aplicadas aos coordenadores e professores e também foi aplicado um questionário aos tutores, com questões abertas. Foi verificado que as possibilidades de inclusão social através da EaD trouxeram uma expansão dos cursos de Ensino Superior público nessa modalidade na intenção de promover “inclusão” de grupos sociais que foram excluídos historicamente como pessoas de diferentes regiões do interior, que não tiveram acesso ao Ensino Superior na modalidade presencial, idosos, negros, índios e pobres. No entanto, o que se observou foi a expansão de um mercado privado destinado a um público que foi excluído e uma nova forma de se obter lucro numa escala ampla e desenfreada e a qualidade não anda no mesmo patamar.
Abstract: This dissertation was developed on ODL as an instrument of social inclusion: a critical analysis of the process of institutionalization of ODL in the course of Pedagogy of the Education Center of the UFPB. The general objective was to analyze the process of institutionalization of the EaD in the Pedagogy course of the Education Center of the UFPB in the perspective of social inclusion. The research was developed in three distinct but complementary moments, in the first one a bibliographical research was done that used as reference theoretical studies carried out by Brandão (2008), Belloni (2008), Boaventura (2005), Bogdan (1994), Castells ), Dourado (2011), Freitas (2016), Levy (1999), among others; in the second moment a documentary research was carried out in the archives of the Pedagogy course to highlight the Curriculum Guidelines for the Pedagogy course CNE / CP 01/2006, the creation of the UFPB distance pedagogy course Resolution CONSEPE 23/2007 and the Pedagogical Project of the course established by specific resolution CONSEPE / UFPB 12/2013. Finally the field research, the study presented a qualitative approach, with methodological characteristics of case study, which as instruments of data collection were adopted: the process of interviews applied to coordinators and teachers and also a questionnaire was applied to tutors, with open questions. It was verified that the possibilities of social inclusion through EaD brought an expansion of public higher education courses in this modality in order to promote "inclusion" of social groups that were historically excluded as people from different regions of the interior who did not have access to teaching superior in the face-to-face modality, the elderly, blacks, Indians and the poor. However, what has been observed is the expansion of a private market destined for a public that has been excluded and a new way to profit on a large scale and unbridled and quality is not on the same level.
Palavras-chave: Institucionalização da EaD
Educação a distância
Pedagogia
ODL institutionalization
Distance education
Pedagogy
Educação à distância - inclusão social
Educação à distância - curso de pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13043
Data do documento: 15-Mar-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons