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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13042
Tipo: Dissertação
Título: Do fato intelectual à atividade real: um estudo das concepções de prática docente de professoras e professores de filosofia no Ensino Médio
Autor(es): Carreiro, Gabriela da Nóbrega
Primeiro Orientador: Palhano, Tânia Rodrigues
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender como as professoras e professores de filosofia do Ensino Médio correlacionam sua concepção do mundo com suas práticas docente em escolas públicas de João Pessoa-PB. O ensino de filosofia nem sempre esteve presente no currículo escolar brasileiro, sua (des)obrigatoriedade foi observada, nesta pesquisa, através das seguintes reformas: Lei 4.024 de 1961; Lei 5.692 de 1971; Lei 9.394 de 1996 e Lei 11.684 de 2008. Com essas leis educacionais, situamos o ensino de filosofia no nível médio da Educação Básica, demonstrando a relação desses documentos com o projeto social hegemônico que os definiram, posicionando a filosofia ora como conhecimento desnecessário e ameaçador, ora necessário e fundante para a formação cidadã. Assim, buscamos enfatizar, um diálogo entre as categoria analíticas história, educação e concepção do mundo – fundamentadas por Gramsci (2017), Saviani (2011; 2013c; 2015), Silveira (1991) – e o contexto do ensino de filosofia na Educação Básica pela voz das/dos docentes. A abordagem epistemológica que direciona a pesquisa é o materialismo histórico e dialético apesentado por Marx (2010) e Marx e Engels (2007). O método dialético é fundamentado por Triviños (2015) e Gamboa (2012). Através de entrevistas semiestruturadas, pudemos acessar as informações necessárias para o desenvolvimento da pesquisa e a compreensão efetiva da relação entre a concepção do mundo de cada docente e sua concepção de prática. A análise das informações obtidas nos evidenciou três categorias empíricas recorrentes nas falas escutadas: identidade, formação inicial e prática docente. As análises, tiveram como fundamentação interpretativa, a hermenêutica-dialética apresentada por Stein (1987) e Minayo (2014), com base nos diálogos de Gadamer (2012) e Habermas (1987). Assim, a partir das categorias analíticas, a concepções de prática docentes evidenciou uma compreensão que situa as/os docentes de filosofia enquanto sujeitos históricos, que assumem cotidianamente a função de consolidar na Educação Básica um locus do conhecimento filosófico.
Abstract: This paper has like objective to understand how the teachers of philosophy at high school correlate their conceptions of the world with their teaching practices in the public schools of João Pessoa, Paraíba. The philosophy teaching not always had been in the Brazilian school curriculum. Their requirement or release was observed, in this research, in the regulations: Law 4.024 of 1961; Law 5.692 of 1971; Law 9.394 of 1996 and Law 11.684 of 2008. With these education regulations, we place the philosophy teaching in the high school and introduce how those documents are related with the hegemonic social project, which determines the philosophy sometimes as dispensable and dangers knowledge, sometimes as necessary and basic in the formation for the citizenship. In this way, we emphasize the reality of the philosophy teaching in the basic education in the voices of the teachers. For this, we dialogue with the analytical categories (history, education and conceptions of the world), based in the theories of Gramsci (2017), Saviani (2011; 2013c; 2015), Silveira (1991). The epistemological approach of that research was the historical and dialectical materialism introduced for Marx (2010) e Marx e Engels (2007). The method was dialectic and founded in Triviños (2015) and Gamboa (2012). With the semistructured interviews, we could observe the necessary information to reach the principal objective of this research. The analysis of those reports highlighted three regular empiric categories: identity, started formation and teaching practice. The analysis had, as interpretative foundation, the Dialectical Hermeneutics introduced for Stein (1987) and Minayo (2014), based in the dialogs of Gadamer (2012) e Habermas (1987). From that analytical categories, the conceptions of the teaching practices shows the historical understanding, which placed the teachers of philosophy as individuals who assume every day the function of consolidate, in the basic education, a space of philosophical knowledge.
Palavras-chave: Concepção do mundo
Ensino de filosofia
Prática docente
Conception of the world
Philosophy teaching
Teaching practice
Educação - Filosofia
Ensino médio
Concepção do mundo - professores de filosofia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13042
Data do documento: 26-Mar-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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