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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13005
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem nos ambientes virtuais: uma análise da concepção discente na licenciatura em ciências biológicas a distância da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Diniz, Ercules Laurentino
Primeiro Orientador: Baptista , Maria das Graças de Almeida
Resumo: A educação a distância é uma modalidade que tem ganhado cada vez mais adeptos, haja vista a demanda de estudantes de graduação, profissionais em formação continuada, funcionários interessados em atualizar-se no seu campo de trabalho, entre outros sujeitos que têm, em comum, o objetivo de qualificar-se a partir de um curso que tenha a flexibilidade como principal característica. Dentre os muitos cursos oferecidos, estão as licenciaturas, de modo que o número de professores formados a partir de tal modalidade é crescente em nosso país. Na Universidade Federal da Paraíba, o curso de licenciatura em Ciências Biológicas a Distância possui 11 Polos de apoio presencial. A atuação, na condição de tutor no referido curso, despertou o interesse do autor da presente pesquisa em compreender como os estudantes da Licenciatura em questão aprendem a partir dos ambientes virtuais. Sendo assim, tem-se, como objetivo geral, compreender a concepção discente acerca do ambiente virtual Moodle no processo de aprendizagem na Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da UFPB. A fundamentação teórico-metodológica é baseada no materialismo histórico dialético, onde o método dialético contribui para a compreensão do movimento e das contradições existentes no processo de formação de professores a distância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que investiga a concepção de cinco discentes acerca do ambiente virtual Moodle, tendo como instrumento de coleta de informação, entrevistas semiestruturadas. A partir de tal pesquisa, percebe-se que a educação a distância tem prestado significativo serviço no que diz respeito à democratização do acesso ao ensino superior, representando, a única oportunidade de ingresso a tal nível para grande parte dos brasileiros. No entanto, o modo como, em alguns casos, têm se desenvolvido esses cursos a exemplo da massificação do processo, entre outros motivos pela influência das ideias neoliberais, ou pela falta de capacidade da maioria dos sujeitos envolvidos nesse processo para atuarem em ambientes virtuais, tem comprometido o processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que o presente trabalho favoreça as discussões em torno da aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem e que a escuta atenta das concepções dos sujeitos entrevistados contribua para uma melhor atuação em ambientes virtuais.
Abstract: Distance education is a mode that has been gaining more and more adherents, are undergraduate students, professionals in continuing education, employees interested in updating themselves in their field of work, among other subjects, in common among them, the objective of qualifying is based on a course whose main characteristic is flexibility. Among the many courses offered, there are degrees, so that the number of teachers graduated from this modality is growing in our country. At the Federal University of Paraíba, the degree course in Biological Sciences Distance has 11 poles of face-to-face support. The acting as tutor in this course, aroused the interest of the author of the present research in understanding how the students of the Degree in question learn from the virtual environments. Therefore, it is a general objective to understand the student's conception about the virtual environment Moodle in the learning process in the Degree in Distance Biological Sciences of the UFPB. The theoretical-methodological foundation is based on dialectical historical materialism, where the dialectical method contributes to the understanding of the movement and contradictions existing in the process of teacher training at a distance. This is a qualitative research that investigates the conception of five students about the virtual environment Moodle, having as an instrument of information collection, semi-structured interviews. Based on this research, it can be seen that distance education has provided a significant service in the democratization of access to higher education, representing the only opportunity for such a large number of Brazilians to join. However, the way these courses have been developed in some cases, such as the massification of the process, among other reasons by the influence of neoliberal ideas, or the lack of capacity of the majority of the individuals involved in this process to act in virtual environments, has compromised the teaching-learning process. It is hoped that the present work will favor the discussions about learning in virtual learning environments and that attentive listening of the concepts of the subjects interviewed contribute to a better performance in virtual environments.
Palavras-chave: Aprendizagem virtual
Formação de professores
Ensino de Biologia
Virtual learning
Teacher training
Teaching of Biology
Educação a distância
Ciências biológica - distância
Moddle - ambiente virtual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13005
Data do documento: 26-Mar-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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