Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12997
Tipo: Dissertação
Título: Educação profissional técnica: concepção docente na perspectiva de uma educação humanizadora
Autor(es): Mota, Cinthya Raquel Pimentel da
Primeiro Orientador: Palhano, Tânia Rodrigues
Resumo: A educação profissional técnica desenvolveu-se para atender as demandas do mundo do trabalho e suas características são perceptíveis nos dias atuais. A presente dissertação analisa as concepções docentes na perspectiva de uma educação humanizadora na educação profissional técnica do Instituto Federal da Paraíba, a partir do curso técnico em Transporte Aquaviário do Campus Avançado Cabedelo Centro. Durante a investigação, refletimos sobre o processo de desenvolvimento histórico da educação brasileira, fazendo um recorte sobre a educação profissional técnica, traçando uma relação sobre a inseparabilidade entre educação e trabalho. Em seguida, discorremos sobre a educação humanizadora, a partir de uma relação ética e responsável, bem como a importância do papel docente nessa perspectiva. Delimitamos como caminho epistemológico a abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A metodologia foi dividida em três momentos: levantamento da bibliografia publicada sobre o assunto em questão; a análise do plano pedagógico do curso; e as entrevistas semiestruturadas com cinco docentes do Campus. A análise dos dados obtidos nas entrevistas baseou-se na análise dos dados, a partir da classificação de categorias prosseguidas pela interpretação dos dados. Como resultados, constatamos que o curso surgiu da necessidade de preencher uma lacuna na formação de aquaviários na região. Notamos que mesmo levando em conta a preparação técnica, há uma preocupação por parte dos docentes na formação do indivíduo como um todo, destacando que não é possível separar teoria e prática, demandas do trabalho e da realidade do educando. Ainda percebemos dificuldades em relação aos estágios e a falta de laboratórios voltados para o curso. Um dado alarmante, destacado pelos professores é a falta de investimentos para a formação continuada, o que dificulta melhorias para o curso. A partir dos resultados obtidos, percebemos que nossa investigação é o primeiro passo para reflexões da temática no IFPB e concluímos ressaltando que o ensino técnico aliado a uma educação humanizadora é fundamental para a formação profissional e pessoal de cada educando.
Abstract: The technical professional education has been developed to meet the demands of the world of work and its characteristics are noticeable today. The present dissertation analyzes the teaching conceptions from the perspective of a humanizing education in the technical professional education of the Federal Institute of Paraíba, from the technical course on Waterway Transportation of the Campus Advanced Cabedelo Center. During the investigation, we reflect on the process of historical development of Brazilian education, making a cut on professional technical education, drawing a relationship on the inseparability between education and work. Next, we discuss humanizing education, based on an ethical and responsible relationship, as well as the importance of the teaching role in this perspective. We delimit as a epistemological path the qualitative approach, of an exploratory and descriptive character. The methodology was divided into three moments: a survey of the published bibliography on the subject in question; the analysis of the pedagogical plan of the course; and semi-structured interviews with five Campus teachers. The analysis of the data obtained in the interviews was based on data analysis, based on the classification of categories followed by the interpretation of the data. As a result, we find that the course arose from the need to fill a gap in the formation of waterways in the region. We note that even taking into account the technical preparation, there is a concern on the part of the teachers in the formation of the individual as a whole, emphasizing that it is not possible to separate theory and practice, demands of the work and the reality of the student. We still perceive difficulties regarding the internships and the lack of laboratories focused on the course. An alarming fact, highlighted by teachers is the lack of investments for continuing education, which hampers improvements for the course. From the results obtained, we realized that our research is the first step to reflect on the subject at the IFPB and we concluded that technical education combined with a humanizing education is fundamental for the professional and personal training of each student.
Palavras-chave: Ensino técnico
Formação docente
Educação humanizadora
Technical education
Teacher training
Humanizing education
Educação profissional
Concepção docente - Educação humanizadora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12997
Data do documento: 28-Mar-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons