Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14689
Tipo: Dissertação
Título: Maria José Mamede Galvão: memórias e formação de uma educadora
Autor(es): Dornelas, Bruna Gomes de Oliveira
Primeiro Orientador: Machado, Charliton José dos Santos
Resumo: Esta dissertação insere-se na pesquisa Educação e Educadoras da Paraíba do Século XX, mais especificamente na história das mulheres, focando as práticas de escritas e representações. O objetivo é analisar a trajetória educacional da educadora Maria José Mamede Galvão, a partir das seguintes indagações: como suas práticas pedagógicas se revelaram inovadoras em face do modelo de educação tradicional? Como construiu sua trajetória na vida escolar, apesar das dificuldades com a lida materna e os cuidados da vida doméstica? Como nasceram as suas leituras e como estas contribuíram à compreensão mais profunda das práticas educacionais de uma época da formação? Inscrito na abordagem teóricometodológica da Nova História Cultural e autores como Chartier, Le Goff e Burke, por enfatizarem que, a partir desse deslocamento, permitiu-se a investigação biográfica dos sujeitos e dos objetos históricos considerados adicionais ou subrepresentados, proporcionando assim uma compreensão mais profunda sobre o passado e o presente. Nesse campo trazemos à baila uma perspectiva (auto) biográfica através do trabalho com fontes orais, impressos e iconográficos, para compreender os caminhos de formação educacional de Maria José Mamede Galvão, na construção de outras perspectivas pedagógicas em cada contexto de sua atuação profissional. No estudo evidenciamos que, em toda sua trajetória docente, Maria José Mamede Galvão demonstrou uma fina sensibilidade de mulher afeita as artes e com preocupações de ampliar o escopo da relação ensino-aprendizagem nos horizontes das criatividades da escola. Face ao exposto, pode-se afirmar que, a referida educadora contribuiu tanto para o processo de escolarização quanto ao processo de mudanças socioculturais, ao longo dos mais de trinta anos dedicados à educação do Rio Grande do Norte.
Abstract: This dissertation is inserted in the research Education and Educators of Paraíba of Century XX, more specifically in the history of the women, focusing on the practices of writings and representations. The objective is to analyze the educational trajectory of the educator Maria José Mamede Galvão, based on the following questions: how did their pedagogical practices prove innovative in the face of the traditional education model? How did you build your trajectory in school life, despite the difficulties with the mother's care and the care of domestic life? How were your writings born and how did they contribute to a deeper understanding of the educational practices of a formative era? He was enrolled in the theoreticalmethodological approach of the New Cultural History and authors such as Chartier, Le Goff and Burke, for emphasizing that, from this displacement, the biographical investigation of the subjects and historical objects considered additional or underrepresented was allowed, thus providing a deeper understanding of the past and the present. In this field we bring a (auto) biographical perspective through the work with oral, printed and iconographic sources, in order to understand Maria José Mamede Galvão 's educational paths, in the construction of other pedagogical perspectives in each context of her professional performance. In the study, Maria José Mamede Galvão demonstrated a fine sensitivity of women to the arts and with concerns of expanding the scope of the teaching-learning relationship in the horizons of the school's creativity. In view of the above, it can be stated that the educator contributed both to the schooling process and to the process of sociocultural changes, during the more than thirty years dedicated to the education of Rio Grande do Norte.
Palavras-chave: Educação
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14689
Data do documento: 30-Ago-2018