Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9895
Tipo: Dissertação
Título: Projeto Sal da Terra: Um estudo acerca da Experiência de Formação Continuada para Educadores (as) da Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Silva, Jeane Tranquelino da
Primeiro Orientador: Machado, Aline Maria Batista
Resumo: O presente trabalho investiga o processo formativo inicial e continuado das educadoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Projeto Sal da Terra (PST), desenvolvido na capital João Pessoa-PB. Nesse contexto, objetivou-se analisar o processo de formação desenvolvido pelo Projeto Sal da Terra com educadores de jovens e adultos e identificar os princípios da Educação Popular, tais como Práxis, Conscientização, Participação e Contextualização. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa e configura-se como um estudo de caso, no qual o caminho teórico-metodológico foi norteado pelo método dialético. Enquanto técnicas procedimentais, foram realizadas a pesquisa documental e a observação participante, além das entrevistas orientadas por um roteiro semiestruturado e aplicação de um questionário para traçar um perfil socioeconômico dos sujeitos de nossa pesquisa, que foram oito educadoras e a coordenação pedagógica do Projeto Sal da Terra. Para análise dos dados coletados, este estudo fundamenta-se na análise de conteúdo, preconizada em Bardin (2011), a qual norteou a apreciação das falas e dos significados dentro do contexto da formação dos educadores da EJA. A análise dos dados empíricos revela que tanto a formação inicial como a continuada, oferecida pelo PST aos seus educadores, constituem uma importante contribuição para a prática pedagógica. As conclusões possibilitam afirmar a importância e relevância do PST como uma proposta pedagógica de formação de educadores alfabetizadores que, ao longo de mais duas décadas, tem contribuído significativamente para o campo da Educação de Jovens e Adultos, particularmente na formação de educadores alfabetizadores, em vários municípios da Paraíba. Contudo, no que diz respeito aos princípios da Educação Popular, embora sejam enfocados pelo PST, não são aprofundados; as entrevistas revelaram limitações por parte das educadoras alfabetizadoras.
Abstract: El presente trabajo investiga el proceso de formación inicial y continua de educadores de jóvenes y adultos (EJA) sal de la tierra proyecto (PST) se convirtió en la capital cuidad de João Pessoa-PB. En este contexto, se pretende analizar el proceso de formación desarrollado por la sal de la tierra con los educadores de personas jóvenes y adultas e identificar los elementos de la educación popular. La investigación desarrollada es de enfoque cualitativo, aparece como un estudio de caso, en el que la ruta metodológica teórica fue guiada por el método dialéctico. Mientras que las técnicas procesales, la investigación documental y observación participante, además de las entrevistas semiestructuradas basadas en script y un cuestionario para aplicación de perfiles sociales económica del objeto de nuestra investigación, que fueron ocho educadores y sal del proyecto pedagógico de la coordinación de la tierra. Para el análisis de los datos recogidos, este estudio se basa en el análisis de contenido, en Bardin (2011), que ha guiado la evaluación de líneas y de los significados en el contexto de la formación de maestros de Educación de adultos y jóvenes. El análisis de los datos empíricos revela que tanto la formación inicial como la continuada, ofrecido por el PST a sus educadores, es una importante contribución a la práctica pedagógica. Las conclusiones permiten afirmar la importancia y relevancia del PST como una propuesta pedagógica de los profesores de alfabetización formación docente, que durante más de dos décadas ha contribuido significativamente al campo de la educación de adultos y jóvenes, particularmente en la formación de los educadores de docentes en varios municipios de Paraíba. Sin embargo, con respecto a los principios de la educación popular tais como participação, conscientização e práxis, aunque se centran por el PST, no fleshed hacia fuera, las entrevistas revelaron limitaciones por parte de educadores alfabetizadoras.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação de Jovens e Adultos
Educação popular
Formación docente
Educación de Adultos y Jóvenes
Educación popular
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Jeane Tranquelino da. Projeto Sal da Terra: Um estudo acerca da Experiência de Formação Continuada para Educadores (as) da Educação de Jovens e Adultos. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9895
Data do documento: 29-Mai-2017
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.