Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12680
Tipo: Dissertação
Título: Formação sindical de servidores técnico-administrativos das universidades públicas : caso da escola do SINTESPB
Autor(es): Paiva, Cristiano Zenaide
Primeiro Orientador: Aragão, Wilson Honorato
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo narrar o complexo debate para construir uma escola sindical no Sindicato dos Servidores Técnico-adminisstrativo da Universidade Federal da Paraíba.(SINTESPB). Utilizando o método participativo de Paulo Freire, abordando o tema da educação sindical de servidores das universidades, a partir da defasagem escolar da militância sobre temas que possam elevar seus conhecimentos para capacitá-los com vistas à luta contra a ofensiva capitalista.Baseada em coletânea de fontes bibliográficas que registram a história do movimento sindical, desde o nascedouro das primeiras organizações operárias até a recente história do sindicalismo de servidores públicos no Brasil e da FASUBRA-Sindical, que organiza sindicalmente os servidores das universidades brasileiras. A formação sindical surge com o sindicalismo em meados do século XIX, com a grande contribuição das correntes sindicais entre as quais o marxismo, o anarquismo, sociais democratas, Lassalianos, Proudonianos e tantos outros. Já no século XX, as contribuições de Lenin, Losovsky, Gramsci, Demerval Saviani, Paulo Freire, Bonicuore entre outros, e desenvolve-se com as lutas dos trabalhadores, das centrais sindicais internacional e nacional.A busca de uma escola que pode tornar-se uma grande alavanca no processo de aquisição de conhecimentos, no desenvolvimento da consciência em si, para uma consciência para si.Esta dissertação tem o objetivo de propor a formação de uma escola sindical para elevar o nível de consciência classista dos servidores no processo de emponderamento e capacitação de sua inserção nas lutas sociais e sindicais, para superar o problema da baixa escolarização sindical. O método narrativo é descrito historicizando a luta de classe empreendida pela federação sindical em sua existência de quase 39 anos de vida. Debatendo as lutas dos trabalhadores a defesa dos servidores públicos Técnico-administrativos, a defesa da universidade pública e gratuita, políticas públicas entre tantas batalhas por melhores condições de vida e trabalho. Debatendo as concepções sobre a formação sindical, estimulando o desafio em um contexto de elevada complexidade, para estruturar um programa para orientar a formação nesta escola sindical classista, instrumento político que poderá cumprir os resultados esperados por meio da elevaçãodo nivel de consciencia politica e a capacitação para enfrentar as transformações no mundo do trabalho.no rumo da luta pela nova sociedade, socialista.
Abstract: This dissertation aims to narrate the complex debate to build a trade union school at the Technical and Administrative Servers Union of the Federal University of Paraíba (SINTESPB). Using the participatory method of Paulo Freire, addressing the issue of union education of university servers, from the school's lag of the militancy on subjects that can raise their knowledge to enable them to fight against the capitalist offensive. Based on a collection of bibliographic sources that record the history of the trade union movement, from the birth of the first workers' organizations to the recent history of unionism of public servers in Brazil and of FASUBRA-Union, which organizes trade unions for the servers of Brazilian universities. Union qualification emerged with trade unionism in the mid-nineteenth century, with the great contribution of trade unions currents, among them Marxism, Anarchism, Social Democrats, Lassalians, Proudonians, and many others. In the twentieth century, contributions by Lenin, Losovsky, Gramsci, Demeval Saviani, Paulo Freire, Bonicuore among others, and developed with the struggles of workers, international and national trade union centrals. The search for a school that can become a great lever in the process of acquiring knowledge, in the development of the consciousness itself, for a self-awareness. This dissertation aims to propose the creation of a union school to raise the level of class consciousness of the servers in the process of empowerment and training of their insertion in the social and union struggles, to overcome the problem of low schooling union. Writing in the narrative method, historicizing the class struggle undertaken by the union federation in its existence of almost 40 years of life. Discussing workers struggles to defend the technical-administrative public servers, the defense of the public and free university, public policies among other battles for better living and working conditions. Debating the conceptions about union qualification stimulating the challenge in high complexity context, to structure a program to guide the qualification in this class union school, a political instrument that can fulfill the expected results by raising the level of political consciousness and the capacity to face the transformations in the work world. Towards the struggle for the new socialist society.
Palavras-chave: Escola Sindical dos Servidores Técnico-administrativos das Universidade Federal da Paraíba (SINTESPB) Luta de classes
Correntes de opinião
Socialismo
Servidores públicos
Técnico-administrativos
Formação sindical
Union School
Class struggle
Currents of opinion
Socialism
Public servers
Technical-administrative
Union qualification
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12680
Data do documento: 30-Dez-2017
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons