Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9780
Tipo: Dissertação
Título: A Formação de professores no Brasil: um estudo das diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos professores (2002-2015)
Autor(es): Bezerra, Adriana Mamede de Carvalho
Primeiro Orientador: Porto, Rita de Cassia Cavalcanti
Resumo: Este estudo constitui-se numa produção desenvolvida como dissertação de mestrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa Políticas Educacionais. Trata-se de uma investigação relativa à política de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica no Brasil, orientada pelas Resoluções CNE/CP nº 001/2002 e 002/2002, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica; além das Resoluções CNE/CP nº 001/2006 e CNE/CP nº 002/2015 que tratam, respectivamente, das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia e, da definição de novas diretrizes, para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica. A metodologia adotada foi embasada em pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Este trabalho está fundamentado nos estudos de Freitas, H. (1999, 2002, 2003,2007a, 2007b),Scheibe (2001), Aguiar (2006), Brzezinski (1997, 2011), Freitas, L. (1992) e Dourado (2015). O estudo discutiu a formação inicial e continuada do professor e priorizou a Base Comum Nacional como princípio orientador da formação. Partindo do desenho de um novo projeto político de formação de professores, são apontados avanços na legislação da política de formação desses profissionais, redimensionando o seu perfil a partir da concepção de docência, a qual inclui o exercício articulado nos processos de ensino e aprendizagem e na organização e gestão da Educação Básica.
Abstract: This study is a production developed as a master's thesis, associated to the Post- Graduation Program in Education of the Federal University of Paraíba (UFPB), in the line of research in Educational Policies. It is an investigation about the policy of initial and continuing training of teachers of Basic Education in Brazil, guided by Resolutions CNE/CP 1/2002 and 2/2002, which establish the National Curricular Guidelines for the training of teachers of basic education; in addition to Resolutions CNE/CP 1/2006 and CNE / CP 2/2015 which deal respectively with the National Curricular Guidelines for the Graduation Course in Pedagogy and the definition of new guidelines for the initial and continuous training of teaching professionals of Basic Education. The methodology adopted was based on bibliographical and documentary research, with a qualitative approach. Our work was based on the studies of Freitas, H. (1999, 2002, 2003,2007a, 2007b), Sheibe (2001), Aguiar (2005), Brezezinski (1997, 2011), Freitas, L. (1992) and Dourado (2015). Our study discussed the teacher's initial and continued training and prioritized the National Common Base as a guiding principle of training. From the design of a new political project for teacher training, progress has been made in the legislation of the training policy of these professionals, and their profile has been re-dimensioned from the conception of teaching, which includes the articulated exercise in the teaching and learning processes and in the organization and management of Basic Education.
Palavras-chave: Políticas educacionais
Formação de professores
Diretrizes Curriculares Nacionais
Educational policies
Teacher training
National Curricular Guidelines
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BEZERRA, Adriana Mamede de Carvalho. A Formação de professores no Brasil: um estudo das diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos professores (2002-2015). 2017. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9780
Data do documento: 25-Ago-2017
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato
Arquivo Total.pdfarquivototal1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.