Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4812
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação do campo e pedagogia Paulo Freire na atualidade: um olhar sobre o currículo do curso de Pedagogia da Terra da UFRN |
Autor(es): | Silva Filho, Luiz Gomes da |
Primeiro Orientador: | Porto., Rita de Cassia Cavalcanti |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo geral compreender as contribuições da Pedagogia Paulo Freire no atual debate da Educação do Campo, como recorte analítico temos o Currículo do Curso de Pedagogia da Terra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Analisa assim, as aproximações que se tem hoje entre o Movimento Por Uma Educação do Campo e a Pedagogia Paulo Freire. Entre as técnicas de pesquisa optamos por uma aprofundada revisão bibliográfica e análise documental cujo objetivo reside na busca pelo entendimento amplo de questões complexas e abrangentes de nossa época. Como resultado alcançado, apresentamos algumas reflexões sobre a formulação da Estrutura curricular do curso supracitado e a presença de princípios da Pedagogia Paulo Freire nesse currículo. A temática pesquisada se insere nos objetivos do Grupo de Pesquisa da Pedagogia Paulo Freire da Universidade Federal da Paraíba (GEPPF/UFPB) que busca dialogar sobre as contribuições da pedagogia freireana em diversos espaços |
Abstract: | Esta disertación tiene como objetivo general comprender las contribuciones de la Pedagogía de Paulo Freire en el actual debate de la Educación del Campo. Como guía analítico, tenemos el currículo del Curso de Pedagogía de la Tierra de la Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Se analiza así, los acercamientos que se tiene hoy entre el Movimiento Por Una Educación del Campo y la pedagogía Paulo Freire. De las técnicas de pesquisa optamos por una profundizada revisión bibliográfica y análisis documental cuyo objetivo reside en la búsqueda por el amplio entendimiento de cuestiones complejas y extensivas de nuestra época. Como resultado alcanzado, presentamos algunas reflexiones acerca de la formulación de la Estructura Curricular del curso anteriormente citado y la presencia de principios de la Pedagogía Paulo Freire en ese currículo. La temática pesquisada se inserta en los objetivos del Grupo de Pesquisa de la Pedagogía Paulo Freire de la Universidade Federal da Paraíba (GEPP/UFPB) que busca dialogar sobre las contribuciones de la Pedagogía freireana en diversos espacios |
Palavras-chave: | Educação do Campo Pedagogia Paulo Freire Pedagogia da Terra Currículo Educación del Campo Pedagogía Paulo Freire Pedagogía de la Tierra Currículo |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA FILHO, Luiz Gomes da. Educação do campo e pedagogia Paulo Freire na atualidade: um olhar sobre o currículo do curso de Pedagogia da Terra da UFRN. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4812 |
Data do documento: | 25-Mai-2014 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.