Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4858
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas de psicólogos e sentidos contemporâneos dos discursos sobre a (in)disciplina na escola (2010-2012)
Autor(es): Pereira, Idalma Silva de Arroxelas Macêdo
Primeiro Orientador: Queiroga, Maria do Socorro Nóbrega
Resumo: A dissertação trata de uma pesquisa cujo objeto de estudo são os discursos contemporâneos sobre a (in) disciplina na escola, tomando como base as narrativas de psicólogos(as) sobre os(as) alunos(as), com recorte temporal para os anos de 2010-2012. Os aportes teóricos que configuram a pesquisa norteando a metodologia, o método e as fontes, pondo-os em funcionamento, são o campo da História Cultural da Educação, como novo campo da historiografia e herdeira da nova história , em diálogo com a Análise do Discurso e o Método Indiciário, na perspectiva teórica de Michel Foucault, (1977, 1986, 1990, 1996, 2001, 2002a, 2002b, 2008, 2010, 2012a, 2012b). Os documentos/fontes utilizados funcionam como práticas discursivas que se movimentam para normalizar, punir e controlar as condutas dos(as) alunos(as) problema e foram lidas utilizando-se das lentes da arqueo-genealogia de Michel Foucault. A referida pesquisa teve como objetivo geral analisar os discursos da expertise da escola pesquisada, particularmente da psicóloga de uma escola municipal, de ensino fundamental I e II, sobre as crianças/adolescentes considerados (in) disciplinados, tomando como fonte 42 Fichas de Acompanhamento dos(das) Alunos(as), utilizadas em livros de ocorrências. Tais fontes são documentos escolares e funcionam como estratégias de governo da infância, com ordenamentos sobre os comportamentos infantis normatizados pela escola. Representam, pois, verdadeiros dossiês escolares, como parte do conjunto de documentos que registram a história escolar de cada aluno (a), e que se constituem na principal fonte da pesquisa. Outros documentos foram também utilizados como fontes, como o Projeto Pedagógico da Escola e o Regimento Interno da escola, nos quais constam as normas e regras que visam garantir uma convivência saudável e equilibrada no ambiente escolar, e que, se acredita serem fundamentais para o bom andamento dos comportamentos dos(as) alunos(as). O primeiro procedimento metodológico consistiu em identificar e anotar as ocorrências relacionadas aos comportamentos considerados indesejáveis para o desenvolvimento dos(as) alunos(as) pela escola, seguido da análise dos discursos da expertise escolar, particularmente da psicóloga, e como estes foram postos em funcionamento na prática escolar. Este estudo vem confirmando os resultados de outras pesquisas realizadas em outros contextos, ou seja, a percepção de que ao tratarmos da questão da (in)disciplina é imprescindível considerar as influências exercidas pela cultura escolar e pelas práticas educativas no cotidiano da escola. Isso significa dizer que a (in)disciplina é produzida, é fabricada no interior da escola. Com as ferramentas criadas por Michel Foucault foi possível ter uma compreensão de como se dá o processo de formação desse anormal contemporâneo que, segundo o discurso corrente nas escolas, é um(a) aluno(a) (in)disciplinado(a), que não dá certo na escola; portanto, disfuncional aos seus propósitos.
Abstract: This piece of research has as study object the contemporaneous discourses about school (un)discipline, based on the psychologists´ narratives about the students, covering the 2010-2012 period. The theoretical contributions related to the research guiding the methodology, the method and the sources, by making them function, are the field of Cultural History of Education, as a new field of historiography and heir of the new history , in dialogue with Discourse Analysis and the Indiciary Method, in Michel Foucault´s(1990,1977,1986,1996,2001,2002a,2002b,2008,2010,2012a,2012b)theoretical perspective. The used documents/sources work as discursive practices that normalize, punish and control the problematic students´ behavior and they were read according to Michel Foucault´s archeological and genealogical viewpoint. The mentioned piece of research had as general objective the analysis of the discourses of the researched school specialist, especially of the psychologist´s from a municipal school, of elementary teaching I and II, about the children who are considered (un)disciplined, having as source 42 School Records, used in the books of occurrences. Such sources are school documents and they work as childhood government strategies, with the proceedings on infantile behavior ruled by school. They do represent thus real school dossiers, as part of a set of documents that register each student´s school history and they constitute the main source of the research. Other documents were also used as sources, like the School Pedagogical Project and the School By-laws in which there are the norms and rules that aim to guarantee a healthy and balanced coexistence in the school environment which is believed to be essential for the students´ good behavior. The first methodological procedure consisted in indentifying and registering the occurrences related to the types of behavior considered undesirable for the students´ development in school; then, the analysis of the school specialist´s discourses, especially the psychologist´s, and how these were working in the school practice. This study has been corroborating the results found in other pieces of research carried out in other contexts, that is, the perception that, by dealing with the issue of (un)discipline, it is essential to take into account the influences used by school culture and the educational practices in the school routine. This means that (un)discipline is produced and made inside the school. With Michel Foucault´s tools, it was possible to have an understanding of how the formation process of this contemporaneous abnormal student occurs that, according to the current school discourse, he or she is a/an(un)disciplined student who does not adapt himself or herself to the school, therefore, he or she is dysfunctional to its purposes.
Palavras-chave: História da Educação
Disciplina
Discurso
Infância
Education History
Discipline
Discourse
Childhood
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: PEREIRA, Idalma Silva de Arroxelas Macêdo. Narrativas de psicólogos e sentidos contemporâneos dos discursos sobre a (in)disciplina na escola (2010-2012). 2014. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4858
Data do documento: 30-Ago-2014
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf7,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.