Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7753
Tipo: | Dissertação |
Título: | Extensão popular: caminhos para a emancipação |
Autor(es): | Falcão, Emmanuel Fernandes |
Primeiro Orientador: | Melo Neto, José Francisco de |
Resumo: | O presente trabalho investigou se a extensão popular praticada pelo Programa Interdisciplinar de Ação Comunitária com as lideranças do Território da Zona da Mata Norte do estado da Paraíba, do Vale do Mamanguape, é uma extensão que promove a emancipação. Aqui, destaca-se a importância da Academia, na perspectiva de desenvolver processos emancipatórios, neste caso, analisando o ensino universitário brasileiro e as transformações que vêm surgindo de várias faculdades no território nacional. Para responder a essas minhas inquietações, empreguei o método materialista histórico-dialético, por compreender que as Instituições de Ensino Superior são um espaço de pluralidade de ideias, que se destacam de quaisquer outras instituições de ensino, públicas ou privadas, nas quais é necessário construir uma condição humana emancipatória a partir das categorias participação, organização e autonomia. Para desenvolver as ações extensionistas pelo PIAC, seguindo o referencial teórico da extensão popular (MELO NETO, 2003), na modalidade de trabalho, ocorreu-me a necessidade de construir passos pedagógicos que ajudassem metodologicamente a fortalecer as experiências acadêmicas. Como resultado dos trabalhos, foi criado um novo Campus Universitário ligado à UFPB, à instalação do Território da Cidadania e à fundação de inúmeras organizações políticas. Entendo que a extensão popular se presta a construir caminhos emancipatórios. |
Abstract: | Esse estudio investigó la medida practicada por el popular Programa de Acción Interdisciplinaria Comunidad con los líderes del territorio de la Zona Selva Norte del estado de Paraíba Valle Mamanguape, es una extensión que promueve la emancipación. Suponiendo, que pone de relieve la importancia de la academia en la perspectiva de desarrollar procesos emancipatórios, en esse caso el análisis de la universidad brasileña y la transformación que viene aparición de varios colegios en el país. Utilizando el método materialista dialéctico histórico, Para responder a essas mis preocupaciones. Entendiendo que las IES están en un espacio de la pluralidad de ideas, que se destacan entre las demás instituciones educativas públicas o privadas. Ellos es necesaria la construcción de una condición humana emancipatoria de la participación categorías, organización y autonomía para desarrollar las acciones de extensión del PIAC, siguiendo el marco teórico de la popular extensión (MELO NETO, 2003) en el modo de trabajo, la necesidad me ocurrió para construir medidas pedagógicas para ayudar metodológicamente, fortalecer las experiencias académicas. Como resultado, el trabajo, la creación de un nuevo campus universitario conectado a UFPB instalar Territorio Ciudadanía, y la fundación de numerosas organizaciones políticas se produce. En conclusión, me digo que la extensión popular, si se presta para construir formas emancipatorias. |
Palavras-chave: | Extensão Extensión Emancipação Organização Emancipación Organización |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MELO NETO, Emmanuel Fernandes. Extensão popular: caminhos para a emancipação, 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7753 |
Data do documento: | 28-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.