Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4744
Tipo: Dissertação
Título: Ecos e silenciamentos na luta do Padre Josimo junto aos movimentos sociais da região do Bico do Papagaio-TO na década de 1980
Autor(es): Bezerra, Maria do Socorro Soares
Primeiro Orientador: Moreira, Orlandil de Lima
Resumo: A presente dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/PPGE), vinculada à linha de Pesquisa em Educação Popular, sinaliza como tema Ecos e Silenciamentos na luta de Padre Josimo Morais Tavares junto aos Movimentos Sociais da Região do Bico do Papagaio/TO. Aponta como objetivo geral analisar a dimensão educativa da prática pastoral do Padre Josimo e sua contribuição para o processo de organização sociopolítica dos movimentos sociais rurais na região do Bico do Papagaio. Percebendo o Silenciamento por parte dos que ali viviam a respeito dos acontecimentos em relação à luta pela Reforma Agrária e os assassinatos no campo, com destaque para o caso do Padre Josimo, neste sentido fui instigada a investigar as contribuições da Igreja, através da Ação Pastoral do Padre Josimo partindo do pressuposto de que o trabalho pastoral realizado por ele nos anos de 1980 teve uma relevância significativa. Neste trabalho faremos uma discussão sobre a Questão Agrária e o Movimento Social no Brasil e no Estado do Tocantins na década de 1980. Em seguida, discorremos sobre a participação da Igreja Católica nas décadas de 1970 e 1980, a Ação Pastoral no Bico do Papagaio e o protagonismo do Padre Josimo, bem como, fizemos uma reflexão acerca da Dimensão Política e Pedagógica da Ação Pastoral. Neste estudo optamos por trabalhar com uma abordagem qualitativa utilizando como instrumentos a entrevista semiestruturada e a análise documental. Como resultados da ação pastoral do Padre Josimo, identificamos que foram criados novos sindicatos e os sindicatos que já existiam avançaram muito no sentido de se organizar e se fortalecer na luta pela terra. Foram criadas novas associações comunitárias, e, em consequência da ação da Igreja, a partir de 1986 o governo começou a fazer algumas desapropriações, sob pressão dos organismos internacionais com intuito de assentar as famílias que estavam em conflitos e desabrigadas por terem perdido suas casas a mando dos grileiros. Hoje a região conta com um número significativo de assentamentos, tudo em decorrência da ação pastoral do Padre Josimo Moraes Tavares.
Abstract: The present dissertation developed in the Graduation Programme in Education at Federal University of Paraíba (PPGE/UFPB), connected to the research line in Popular Education, highlights as a theme Echoes and Silences in the fight of Father Josimo Morais Tavares along with the social movements in the Region of Bico do Papagaio-TO. It points as general objective to analyse the educative dimension of pastoral practice of Father Josimo and his contribution to the process of socio political organization of social rural movements in the region of Bico do Papagaio. Realizing the silence of those who dwelled in the region concerning to the happenings around the fight for agrarian reform and the murders in the countryside, highlighting the case of Father Josimo himself. In this sense I was put up to investigate the contributions made by the church, through the pastoral action of Father Josimo, starting from the assumed that his pastoral work developed by him during 1980 was of relevant meaning. In this work we will discuss about the agrarian issue and the social movement in Brazil and in the state of Tocantins in the decade of 1980. Afterwads we will discuss about the participation of the Catholic Church during 1970 and 1980 decades, the Pastoral Action at Bico do Papagaio and the protagonism of Father Josimo, as well as, we will do a reflexion about the political and pedagogical dimension of the pastoral action. In this study our option was to work with a qualitative approach and, as instruments, we used a semi-structured interview and documental analysis. As a result of Father Josimo pastoral action, we identified that new labour unions were created and those which were already in activity improved a lot in the sense of getting organized and got strengthened in the fight for land, also new comunity associations were created, and, as a consequence of church action, since 1986, the government started to do some land expropriation under the pressure of international organism, in order to settle the families who were displaced by conflicts and have lost their homes at the behest of squatters. Today the region has a significant number of settlements due to the Pastoral action of Father Josimo Morais Tavares.
Palavras-chave: Reforma Agrária
Movimentos Sociais
Prática Pastoral
Prática Educativa
Agrarian Reform
Social Movements
Pastoral Practice
Educative Practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: BEZERRA, Maria do Socorro Soares. Ecos e silenciamentos na luta do Padre Josimo junto aos movimentos sociais da região do Bico do Papagaio-TO na década de 1980. 2013. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4744
Data do documento: 11-Abr-2013
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato
arquivototal.pdf11,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.