Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4740
Tipo: Dissertação
Título: A 1ª turma do curso de Licenciatura em Pedagogia do PRONERA da UFPB (2007-2011): contribuições para o desenvolvimento nos assentamentos
Autor(es): Lima, Lucileide Paz Ferreira de
Primeiro Orientador: Batista, Maria do Socorro Xavier
Resumo: A presente dissertação de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba UFPB/PPGE, vinculada à Linha de Pesquisa: Educação Popular expõe uma análise sobre as repercussões desencadeadas nos assentamentos a partir das ações e práticas educativas propostas pelos educadores egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do PRONERA, tendo como objetivos específicos: identificar se os egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do PRONERA estão exercendo atividades em suas comunidades; analisar quais os limites enfrentados por esses profissionais para conseguirem fazer seu trabalho nos assentamentos; verificar a percepção de pessoas da comunidade em relação aos possíveis benefícios econômicos, socioculturais e educacionais da formação superior desses jovens e como a comunidade se organizou para envolvê-los nas demandas locais. É um estudo de cunho qualitativo realizado a partir de uma pesquisa de campo na qual utilizamos questionários, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Foram entrevistados nove egressos e doze pessoas de quatro assentamentos rurais da Paraíba. Esta pesquisa faz parte do Observatório da Educação do Campo e busca atender a um dos objetivos específicos propostos neste projeto, o qual busca identificar os impactos e processos de mudança desencadeados nas comunidades rurais a partir das ações educativas promovidas pelos programas e políticas públicas analizados. Entre as repercussões da formação dos educadores, destacamos que, além de concluírem uma graduação, adquiriram autoconfiança e muitos conseguiram entrar para o mercado de trabalho, ampliaram a participação nas atividades dos assentamentos; houve mais demandas das comuidades para com estes profissionais e o aproveitamento pelos municípios desses professores para atuar trabalhando nas escolas dos assentamentos, além de ter despertado em outros jovens e adultos o desejo de fazer uma graduação.
Abstract: La presente disertación de Máster, desarrollada en el Programa de Post-Grado en Educación de la Universidad Federal de Paraíba UFPB/PPGE, vinculada a la Línea de Investigación: Educación Popular, expone un análisis sobre las repercusiones desencadenadas en los asentamientos a partir de las acciones y prácticas educativas propuestas por los educadores egresos del Curso de Licenciatura en Pedagogía de PRONERA, a tener por objetivos específicos: identificar si los egresos del Curso de Licenciatura en Pedagogía de PRONERA están ejerciendo actividades en sus comunidades; analizar cuales los límites enfrentados por estos profesionales para conseguir realizar sus trabajos en los asentamientos; verificar la percepción de las personas de la comunidad en relación a los posibles beneficios económicos, socioculturales, y educacionales de la formación superior de estos jóvenes y como la comunidad se organizó para envolverlos en las demandas locales. Es un estudio de cuño cualitativo realizado a partir de una investigación de campo la cual utilizamos cuestionarios, entrevistas semiestructuradas y análisis de documentos. Fueran entrevistados a nueve egresos y a doce personas de cuatro asentamientos rurales de Paraíba. Esa investigación es parte del Observatorio de Educación del Campo y busca atender un de los objetivos específicos propuestos en este proyecto, lo cual busca identificar los impactos y los procesos de cambio desencadenados en las comunidades rurales a partir de las acciones educativas promovidas por los programas y políticas públicas analizados. Entre las repercusiones de la formación de los educadores, destacamos que además de haber concluido una graduación, han adquirido autoconfianza y muchos han conseguido entrar en el mercado de trabajo, ampliado la participación en las actividades de los asentamientos, ha habido más demandas de las comunidades para con estos profesionales y el aprovechamiento por los municipios de estos profesores para actuar trabajando en las escuelas de los asentamientos, además de haber despertado en otros jóvenes y adultos la gana de hacer una graduación.
Palavras-chave: Educação do Campo
Formação de professores
Movimentos Sociais
Camponeses
Educación del Campo
Enseñanza Superior
Formación de profesores
Movimientos Sociales
Campesinos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: LIMA, Lucileide Paz Ferreira de. A 1ª turma do curso de Licenciatura em Pedagogia do PRONERA da UFPB (2007-2011): contribuições para o desenvolvimento nos assentamentos. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4740
Data do documento: 29-Mai-2013
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato
arquivototal.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.