Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13411
Tipo: Dissertação
Título: Políticas de formação do pedagogo para atuação em espaços não escolares: o projeto político pedagógico da Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana- PE
Autor(es): Cabral, Angela Ninfa Mendes de Andrade
Primeiro Orientador: Porto, Rita de Cássia Cavalcanti
Resumo: O presente trabalho apresenta resultados da pesquisa realizada sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Licenciatura de pedagogia da Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana. Objetivou-se analisar as políticas de formação do pedagogo nos documentos oficiais que tratam das orientações para atuação desse profissional nos espaços não escolares, expressos nos componentes curriculares da formação do inicial, através do projeto político pedagógico do curso. O texto apresenta inicialmente o cenário da pesquisa descrevendo a historicidade do município de Goiana-PE e da Autarquia Municipal de Ensino Superior de Goiana (AMESG) representante das instituições municipais de ensino superior. No cenário das discussões sobre a formação docente no contexto nacional, destacamos o movimento de resistência contra a criação dos Institutos Superiores de Educação e o Curso Normal Superior, desta feita decorre o fortalecimento do curso de licenciatura em pedagogia, tendo como base a docência. Abordamos a formação do professor contemplada no Plano Nacional de Educação - PNE (2001-2010) e (2011-2020), no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e Conferência Nacional de Educação - CONAE (2010 e 2014). Elegemos a categoria formação permanente Freireana no contexto da educação problematizadora para fundamentar a formação inicial do pedagogo na atuação em espaços não escolares. O debate sobre as formas de nomeação da educação formal, não formal e informal, alicerça a expressão “espaços não escolares” que baseia nossa pesquisa. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa, tendo como método análise de conteúdo, através da análise documental nos textos oficiais dos Pareceres CNE/CP nº 5/2005, CNE/CP no 03/2006 e da Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, e do Projeto Político Pedagógico do curso de licenciatura em pedagogia. A partir do estudo a proposta formativa no currículo do curso apresentou componentes curriculares que contemplam a formação do pedagogo para atuação pedagógica nos espaços não escolares, distribuídos ao longo da graduação, com carga horária teórico-prática estabelecida no contexto interdisciplinar, e trabalhados em atividades metodologicamente diferenciadas, que promovem a formação sob a égide da busca pelo conhecimento entre as discussões no campo da formação do pedagogo, partir das necessidades e demandas sociais.
Abstract: This paper presents results of research conducted on the Pedagogical Political Project (PPP) of pedagogy degree course of the Municipality Municipal Higher Education of Goiás. This study aimed to analyze the teacher's training policies in official documents dealing with guidelines for performance of this professional in the non-school spaces, expressed in the curricular components of the initial training, through the teaching of the course political project. The text initially presents the scenario of the research describing the historicity of Goiana-PE municipality and the City Municipality of Higher Education of Goiás (AMESG) representative of the municipal institutions of higher education. In the scenario of the discussions about teacher training in the national context, it highlights the resistance movement against the creation of the Higher Education Institutes and the Superior Normal Course, this time stems from the strengthening of the degree course in pedagogy based on teaching. We approach the formation of the contemplated professor at the National Education Plan - PNE (2001-2010) and (2011-2020), the National Plan of Basic Education Teacher Training (PARFOR) and National Education Conference - CONAE (2010 and 2014) . Elected to Freirean continuing education category in the context of problem-based education to support the initial training of teacher in performance in non-school spaces. The debate on how the appointment of formal, non-formal and informal, founded the phrase "non-school spaces" which is based on our research. The methodology used was based on qualitative research, with the content analysis method, through the analysis of documents in the official texts of Opinions CNE / CP 5/2005, CNE / CP 03/2006 and in the CNE / CP No. 1, of May 15, 2006, and the Pedagogical Political Project of the degree course in pedagogy. From the study the training proposal in the course content presented curriculum components that include training of teacher for teaching activities in non-school spaces, spread over graduation, with theoretical and practical timetable established in the interdisciplinary context, and worked in methodological activities differentiated, promoting training under the aegis of the quest for knowledge of the discussions in the field of teacher training, based on the needs and social demands.
Palavras-chave: Formação do professor
Formação do pedagogo em espaços não escolares
Projeto político pedagógico
Currículo