Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4711
Tipo: Dissertação
Título: Do Timor-Leste a Paraíba: percepção ambiental e as representações sociais de meio ambiente de professores e educandos do ensino médio.
Autor(es): Jesus, Ana Jesuina Fernandes de
Primeiro Orientador: Abílio, Francisco José Pegado
Resumo: O estudo de Percepção Ambiental de uma população é fundamental para compreender as inter-relações da mesma com o seu ambiente. Dentro desse contexto este trabalho teve como principal objetivo analisar a percepção ambiental e as representações sociais de meio ambiente de professores e educandos do Ensino Médio de escolas públicas do Timor-Leste e Paraíba. Foi utilizado o questionário como um instrumento de coleta de dados aplicados aos professores e educandos, pressupostos da pesquisa qualitativa a qual se caracteriza como uma compreensão detalhada dos significados e características de uma situação apresentada pelos entrevistados. O pesquisador busca entender os fenômenos segundo a perspectiva dos atores sociais da situação estudadas e a partir daí situa sua interpretação dos fenômenos estudados. Assim como se utilizou elementos da Pesquisa Fenomenológica a qual se preocupa com o estudo das essências (Percepção e consciência). A partir da análise dos dados coletados nos questionários preenchidos pelos professores e educandos de Timor-Leste e Paraíba verificou-se que a percepção ambiental destas escolas encontra-se num plano fragmentado, quando não distante das implicações para o presente e para o futuro. Portanto, como resultado o autor aponta a relevância de uma prática pedagógica principalmente nas escolas de Timor-Leste que auxilie os agentes sociais a aglutinarem seus conhecimentos para uma compreensão mais unificada de todas as relações que compõem o meio ambiente. Acreditou-se que a percepção ambiental cria oportunidades à reflexão e sensibilização dos atores sociais no que tange à conservação do meio ambiente. Novas perspectivas de entendimento a respeito do Meio Ambiente provêm do campo daqueles que compartilham um novo modo de pensar, de agir e de ser, em flagrante discordância com tradição antropocêntrica, uma nova consciência social a partir da prática da Educação Ambiental será mais abrangente se considerar as representações sociais. Desta forma essa pesquisa tem a finalidade de contribuir tanto de fortalecer as escolas de Timor-Leste sobre a percepção e a consciência do meio ambiente.
Abstract: The study of environmental perception of a population is important to understand their interrelationships with environment. In this context, the study aimed to analyze the environmental sense and its social representation as teachers and students from senior high school in Timor-Leste and Paraiba. The questionnaire method was used as a data collection instrument applied to teachers and students for qualitative analysis which characterize as a detailed accepting of significance and characteristics of a situation demonstrated by interviewees. The researcher pursues to understand phenomena due to social performers perspective of studied situation and traces her analysis about phenomena studied. As was used features of phenomenological research which is concerned with essentials study (perception and consciousness). By collected data analysis used questionnaires filled through teachers and students of Timor-Leste and Paraiba was verified that environmental awareness in these schools find in fragmented plan when do not reserve implications for the present and future. So as a result, the author point out the relevance of pedagogical practice especially in schools of Timor Leste which assist social personals to merge their knowledge to unified understanding about environment correlations. Environmental perception creates opportunities for reflection and sensibility of social personals concerning the environment conservation. New understanding perspectives about environment approaches from those who share a new way of thinking to act and being in flagrant divergence with anthropocentric tradition, new social consciousness from environmental education practice should consider the social representations. Thus, this study aims to contribute both to strengthen the schools of Timor Leste on perception and awareness of the environment.
Palavras-chave: Educação ambiental
Percepção ambiental
Timor-leste
Representações sociais
Meio ambiente - conservação
Consciência social
Environmental Perception
Social Representation
Environment
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: JESUS, Ana Jesuina Fernandes de. Do Timor-Leste a Paraíba: percepção ambiental e as representações sociais de meio ambiente de professores e educandos do ensino médio.. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4711
Data do documento: 4-Mar-2013
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato
ArquivoTotal.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.