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Tipo: Dissertação
Título: Atuação educacional de Carlos Dias Fernandes na Parahyba do Norte (1913-1925): jornalismo, literatura e conferências
Autor(es): Galvíncio, Amanda Sousa
Primeiro Orientador: Costa, Jean Carlo de Carvalho
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal compreender e situar o debate educacional na Primeira República no Brasil. Para tanto, buscamos estabelecer similaridades e particularidades das propostas educacionais anunciadas por Carlos D. Fernandes em relação aos intelectuais brasileiros do mesmo período, como, por exemplo: Rui Barbosa, José Veríssimo, Olavo Bilac, Manoel Bomfim, Carneiro Leão, Catharina Moura, entre outros. Ainda nos propomos interpretar a trajetória e atuação intelectual de Carlos D. Fernandes, em especial no contexto paraibano, tendo em vista sua inserção na imprensa; e, por fim, identificar e compreender, nos seus textos, temáticas de relevância educacional no período como o nacionalismo, a infância e o feminismo. Justificamos nosso recorte temporal, de 1913 até 1925, a partir do momento em que Carlos D. Fernandes atuou como intelectual renomado no estado da Paraíba, assumindo a direção da imprensa oficial. Nossa operação histórica está embasada na aproximação com a hermenêutica de Hans-Georg Gadamer e com os fundamentos da história de Antonie Prost, que nos auxiliam a pensar a história da educação a partir das noções de experiência e compreensão. As fontes estão divididas em dois suportes que englobam a discussão das fontes impressas: uma parte delas se soma ao conjunto de documentos que nos auxiliaram a entender a trajetória e atuação de Dias Fernandes como cartas, jornais, biografias, livros e mensagens presidenciais; a outra parte constitui o corpus documental produzido pelo próprio sujeito, Carlos D. Fernandes, como matérias no jornal A União, opúsculos derivados das conferências públicas proferida na capital paraibana e o livro infantil Escola Pittoresca. Discutiremos primeiramente as múltiplas interpretações que correspondem à vida de Carlos D. Fernandes. Diante disso, é possível argumentar que Dias Fernandes assumiu uma posição de destaque entre os homens de letras no estado, mesmo que haja interpretações contraditórias a respeito da sua atuação. Dessa forma, nossa pesquisa procurou destacar outro ponto de vista sobre sua experiência intelectual, chamando atenção para a relação do intelectual com o meio cultural e político do seu tempo, bem como o inserir na tradição de intelectuais da impressa cuja atribuição se dava mediante a missão pedagógica encarnada por esses sujeitos. Trataremos também das questões que atravessaram os debates educacionais na Primeira República, indicando quais foram as propostas anunciadas por Carlos D. Fernandes: a primeira estava atrelada as concepções nacionalistas as quais desembocaram na literatura infantil com finalidades didáticas, a segunda recaiu na preocupação de educar, moralizar e higienizar as crianças das camadas populares e, por fim, buscamos apresentar quais foram suas contribuições para a discussão em torno do papel que a mulher deveria assumir na sociedade. Diante disso, compreendemos que Carlos D. Fernandes exerceu uma função importante na educação do estado, pois foi um sujeito que despertou interesse de intelectuais, políticos e de jovens. Além disso, teve uma proeminente participação pública no cenário paraibano, através da publicação de livros, do exercício do jornalismo e dos pronunciamentos nas conferências públicas.
Abstract: Cette recherche de master a pour objet l'étude de l'oeuvre éducationnelle de Carlos D. Fernandes dans la Parahyba du Nord, actuel Etat de la Paraiba. Dans ce travail, nous cherchons à comprendre sa trajectoire intellectuelle, formée par ses itinéraires de formation, de génération et de réseaux sociaux. Nous nous intéressons également aux questions qui ont traversé les débats éducationnels pendant la Première République, indiquant celles des propositions annoncées par Carlos D. Fernandes qui étaient liées aux conceptions nationalistes sur la manière d'éduquer, de moraliser et d'hygiéniser les enfants des couches populaires et sur le rôle réservé à la femme dans la société. Nous justifions le choix de centrer notre recherche sur la période 1913-1925 car ce sont les années où Carlos D. Fernandes, qui dirige alors la presse officielle , agit comme intellectuel renommé dans le contexte de la Paraiba. Les sources utilisées pour ce travail se répartissent de la manière suivante : la première partie se compose de l'ensemble des documents permettant de comprendre la trajectoire et l'action de l'intellectuel : lettres, journaux, biographies, livres et messages présidentiels; la seconde partie réunit un corpus de documents produits par le sujet lui-même : articles parus dans le journal A União, romans, opuscules et le livre pour enfants L'Ecole pittoresque. Notre approche historique est fondée sur le rapprochement de l'herméneutique de Hans-Georg Gadamer et des fondements de l'histoire d'Antonie Prost, qui nous permet de penser l'histoire de l'éducation à partir des notions d' expérience et de compréhension. Face à tout cela, nous comprenons que Carlos D. Fernandes a joué un rôle important dans l'éducation de l'Etat, en suscitant largement l'intérêt de jeunes, d'érudits, de journalistes, de professeurs - hommes et femmes -, d'étudiants, de médecins, de dentistes et de politiciens. L'intellectuel a, en outre, participé de façon éminente à la scène publique de l'Etat, à travers la publication de livres, la pratique du journalisme et de nombreuses conférences publiques.
Palavras-chave: Carlos D. Fernandes
Intelectuais Educação
Jornalismo
Conferências
Carlos D. Fernandes
Education
Littérature
Journalisme
Conférences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: GALVÍNCIO, Amanda Sousa. Atuação educacional de Carlos Dias Fernandes na Parahyba do Norte (1913-1925): jornalismo, literatura e conferências. 2013. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4770
Data do documento: 23-Jul-2013
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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