Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4782
Tipo: Dissertação
Título: A educação de alunos com deficiência (ACD) numa escola pública municipal: um olhar dos segmentos escolares sobre inclusão
Autor(es): Lacet, Ivone Nunes de Oliveira
Primeiro Orientador: Melo, Ana Dorziat Barbosa de
Resumo: O presente estudo busca analisar as condições de inclusão oferecidas aos alunos com deficiência de uma escola pública municipal de Campina Grande/PB, a partir das percepções dos segmentos envolvidos no processo, com especial atenção às práticas curriculares e pedagógicas desenvolvidas pela escola. Partindo do entendimento de que incluir é mais do que inserir o aluno na escola, mas proporcionar-lhe um processo formativo centrado na valorização das diferenças e na construção da autonomia e do senso crítico, colocamos como questão de pesquisa: Qual a percepção dos diferentes personagens sobre as condições de inclusão oferecidas por uma Escola Municipal da Rede Regular de Ensino em Campina Grande/PB? Para tanto, utilizamos uma metodologia de cunho qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com a gestora, a equipe técnica, os professores, os pais e os alunos; além de observação das práticas cotidianas dos participantes na escola. Os episódios e depoimentos dos segmentos sobre inclusão mostraram que havia uma percepção sobre inclusão como uma prática para além da matrícula e inserção dos alunos com deficiência na escola regular. Antes, um entendimento de que incluir era perceber o AcD como parte integrante da escola e que, portanto, deve participar ativamente da vida escolar. Não obstante, surgiram também visões próprias de uma educação padronizada, por isso mesmo discriminadora e estigmatizante. Os dados mostraram ainda preocupações com uma preparação mais adequada do professor, a precariedade de recursos didáticos, a falta de estrutura arquitetônica, a ausência de momentos destinados a planejamento e troca de experiências, entre outros. Por fim, destacamos dois aspectos como de fundamental importância para delinear o caminho mais apropriado para promover ações realmente inclusivas, voltadas para o reconhecimento do Outro, como sujeito de sua história: o descompasso entre o discurso oficial e a realidade e a necessidade de uma maior atenção ao desenvolvimento de um currículo culturalmente engajado.
Abstract: This study is an analyze of conditions for inclusion offered to disabilities students in a public school of Campina Grande/PB, with special attention to curricular and pedagogical practices developed by the school. Based on these considerations our research question is: What is the perception of the different characters on the conditions for inclusion offered by Municipal School Roberto Simonsen Campina Grande/PB? We used a qualitative methodology, using semi-structured interviews with the management, the multidisciplinary team, teachers, parents and students, as well as observation of the everyday practices of participants in school. Through interviews with the different segments and observations of teaching-learning situations (episodes) in the classrooms of this school we got different conceptions of inclusion, curriculum, and teacher training. The episodes and testimonials of the segments about inclusion showed that the school realizes inclusion as a practice beyond the enrollment and inclusion of disabilities students in regular schools. Before, it was understood that inclusion is realizing AcD as part of the school and should therefore actively participate in school life. About curriculum design was established that the curriculum should meet the learning needs of AcD. At nevertheless, we must emphasize that not all participants share this same vision, is among the professional group that also develop a traditional curriculum. When dealing on teacher training, the point that need to deploy it is a training focused on inclusive practices. Most teachers revealed that seek to strategies for the development of content and activities that attempt to address the limitations of AcD, we can confirm that statement in a portion of the classes that cater to these students by observing their daily practices. These data show the need for deeper reflections about the politics of educational inclusion that consider the differences.
Palavras-chave: Inclusão
Aluno
Inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: LACET, Ivone Nunes de Oliveira. A educação de alunos com deficiência (ACD) numa escola pública municipal: um olhar dos segmentos escolares sobre inclusão. 2012. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4782
Data do documento: 30-Ago-2012
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato
arquivototal.pdf866,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.