Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4736
Tipo: Dissertação
Título: Prática Docente em João Pessoa: Histórias e Memórias da Educadora Ana Maria Meira Leal
Autor(es): Palhari, Haquel Myriam de Lima Costa
Primeiro Orientador: Machado, Charliton José dos Santos
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar a trajetória da atuação profissional da educadora, escritora e historiadora Ana Maria Meira Leal na cidade de João Pessoa, no período de 1988 a 2012. Revisitar sua memória foi fundamental para desvelar a forma como essa educadora contribuiu para a introdução da disciplina História da Paraíba no extinto colégio Instituto Presidente Epitácio Pessoa (IPEP), no colégio HBE e em nível de pós-graduação (Lato Sensu) na Universidade Vale do Acaraú (UVA). Este estudo encontra-se inscrito na abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, optou-se pela metodologia da História Oral, permitindo resgatar historicamente, por meio da memória, a atuação e contribuição da educadora no debate educacional na Paraíba. A trajetória de vida dessa educadora foi revisitada através de seus relatos, os quais foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas na íntegra, com o propósito de constituir documento oral. Percebe-se concomitantemente neste estudo, a importância das relações sociais tecidas pela educadora influenciando a formação de sua trajetória educacional e a constituição de suas ideias, práticas e opções. Todavia, o espaço social, o sujeito, e a trajetória são uma possibilidade, resultados dos percursos, escolhas e das relações estabelecidas. A trajetória de vida considera o sujeito e o espaço social como múltiplos, sendo a todo o momento criado e transformado, não devendo ser tomados como objetos isolados, pois só existem na medida em que estabelecem relação um com o outro. Como resultados, é perceptível que a prática educativa de Ana Leal por vezes foi inspirada em pessoas que admirava a exemplo do seu tio José Leal, auxiliando na constituição de sua identidade profissional, no seu métier favorecendo as aulas in loco como mecanismo para fixar a aprendizagem dos seus alunos (as). Ana Leal escreveu e/ou contribuiu tecendo as seguintes obras: o livro alusivo ao centenário do político Félix Araújo, no qual produziu um texto (orelha) introdutório; como também participou da obra em homenagem a seu irmão: Wills Leal: o topógrafo dos territórios simbólicos ; além de apostilas, artigos e livros, de sua autoria referentes à História da Paraíba. Escreveu ainda sobre as pesquisas de campo acerca das Capelas da Várzea do Paraíba nos Municípios de Santa Rita, e há também uma obra que resultou da coleta dos Sítios Arqueológicos na cidade de Santa Luzia. Desta forma, essa dissertação visa oferecer uma contribuição ao campo científico de história de vida das educadoras paraibanas e quiçá até do Brasil, cujas produções ainda neste século são escassas. Destarte, constatou-se na sua história de vida uma militante na inserção da disciplina História da Paraíba nas escolas anteriormente mencionadas.
Abstract: El objetivo de esta monografía es analizar la trayectoria de la actuación profesional de la educadora, escritora e historiadora Ana Maria Meira Leal en la ciudad de João Pessoa, en el período de 1988 a 2012. Visitar ora vez su memoria fue fundamental para revelar la forma como esta educadora contribuyó para la introducción de la disciplina Historia da Paraíba en el extinto colegio Instituto Presidente Epitácio Pessoa (IPEP), en el colegio HBE y en el nivel de pos grado (Lato Sensu) en la Universidad Vale do Acaraú (UVA).Este estudio se encuentra escrito en el abordaje teórico-metodológico de la Nueva Historia Cultural, se opto por la metodología de la Historia Oral, permitiendo rescatar históricamente por medio de la memoria, la actuación y contribución de la educadora en el debate educacional en Paraíba. La trayectoria de vida de esta educadora fue revisitada a través de sus relatos, en los cuales fueron obtenidas de entrevistas seme estructuradas, posteriormente transcritas en su íntegra, con el propósito de constituir un documento oral. Se percibe concomitantemente en este estudio, la importancia de las relaciones sociales construidas por la educadora influenciando la formación de su trayectoria educacional y la constitución de sus ideas, prácticas y opciones. Sin embargo, el espacio social, el sujeto, y la trayectoria son una posibilidad, resultados de los recursos, elecciones y relaciones establecidas. La trayectoria de vida considera el sujeto y el nuevo espacio social como múltiplos, y siendo a todo momento creado y transformado, no siendo tomados como objetos aislados, pues solo existen en la medida que establecen relación uno con el otro Como resultados, es perceptible que la práctica educativa de Ana Leal por veces fue inspirada en personas que admiraba como por ejemplo su tío José Leal, auxiliando en la constitución de su identidad profesional, en su convivio favoreciendo las clases in loco como mecanismo para fijar el aprendizaje de sus alumnos (as). Ana Leal escribió y/o contribuyó escribiendo las siguientes piezas: el libro alusivo al centenario del político Félix Araújo, en el cual produjo un texto introductorio; como también participó de la obra en homenaje a su hermano: Wills Leal: el topógrafo de los territorios simbólicos ; además de carpetas, artigos y libros, de su autoría referente a la Historia de Paraíba. Escribió todavía sobre las investigaciones de campo sobre las capillas de Várzea del Paraíba en los Municipios de Santa Rita, y también existe una obra que resulto de la colecta de los Sitios Arqueológicos de la ciudad de Santa Lucia. De esta forma, esta monografía ofrece una contribución al campo científico de la historia de vida de las educadoras paraibanas y quizá hasta del Brasil, cuyas producciones aun en este siglo son pocas. Se constato en su historia de vida una militante en la inserción de la disciplina Historia de Paraíba en las escuelas anteriormente mencionadas.
Palavras-chave: Educação
Educadoras
Práticas
História Oral e Memória
Educación
Educadoras
Prácticas
Historia Oral y Memoria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: PALHARI, Haquel Myriam de Lima Costa. Prática Docente em João Pessoa: Histórias e Memórias da Educadora Ana Maria Meira Leal. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4736
Data do documento: 10-Set-2012
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf7,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.