Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4758
Tipo: Dissertação
Título: Sentidos da escola de tempo integral na vivência de alunos de uma escola estadual: uma investigação sobre o ficar na escola o dia todo
Autor(es): Barros, Emília Cristina Ferreira de
Primeiro Orientador: Fernandes, Angela Maria Dias
Resumo: A perspectiva desta pesquisa foi de analisar o impacto das propostas da escola em tempo integral e trazer para o campo de investigação a vivência de jovens matriculados em uma escola em dois turnos. O estudo focalizou o Programa Mais Educação (2007), do governo federal, idealizado sob a égide dos pressupostos da LDB/1996, que prevê a ampliação progressiva da jornada escolar, compreendendo como pertencente ao contexto de emergência dessa proposta, o Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído em 1990, e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), lançado em 2003, em uma clara aliança entre os princípios educativos e sociais. Aos 24 alunos que participaram da pesquisa foi solicitada a construção de imagens que representassem sua relação com o ficar na escola o dia todo . O material produzido apresentava imagens e discursos contrapostos demonstrando um forte campo de confronto. Na maioria dos desenhos a escola foi identificada como um espaço aprisionante, exemplificado com grades e outras formas de representação de encarceramento, aspectos da natureza e figuras de crianças tristes. Em outros desenhos foram observadas imagens de insatisfação, ao mesmo tempo em que apareceram indicações de contentamento e esperança e propostas de melhoria. As imagens e os textos dos alunos foram analisados tomando como contraponto os documentos legais que justificam o programa e instruem a ampliação da jornada escolar. Concepções de políticas educativas, vulnerabilidade, risco social e de direitos foram problematizados à luz das análises, que indicam um sentido de normalização das diferenças e do controle social nas políticas de inclusão.
Abstract: The perspective of this study was to analyze the impact of proposed school full time and bring to the field of research the experience of young people enrolled in a school in two shifts. The study focused on the More Education Program (2007), the federal government, created under the aegis of the assumptions of LDB/1996, which provides progressive extension of the school day, including as belonging to the emergency context of this proposal, the Children and Adolescents, established in 1990, and the National Plan for Human Rights Education (PNEDH), launched in 2003, in a clear alliance between the educational and social principles. The 24 students who participated in the survey were asked to construct images that represented their relationship with the "stay in school all day." The material produced and presented speeches opposing images demonstrating a strong field of confrontation. In most designs the school was identified as an area imprisoning, exemplified with grids and other forms of representation of incarceration, aspects of nature and pictures of sad children. In other drawings were observed images of dissatisfaction, while appearing indications of contentment and hope and improvement proposals. The images and texts of the students were analyzed using as a counterpoint legal documents justifying the program and instruct the extension of the school day. Conceptions of educational policies, vulnerability, risk and social rights were problematized in light of the analyzes, which indicate a sense of normalization of differences and social control policies of inclusion.
Palavras-chave: Políticas educacionais
Direitos humanos
Aprisionamento
Escola de Tempo integra
Educational politics
Human rights
Incarceration
School full time
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARROS, Emília Cristina Ferreira de. Sentidos da escola de tempo integral na vivência de alunos de uma escola estadual: uma investigação sobre o ficar na escola o dia todo . 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4758
Data do documento: 30-Ago-2012
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato
arquivototal.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.