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Tipo: Dissertação
Título: O PRONERA no estado da Paraíba (1998-2008): avanços e limites João Pessoa 2012
Autor(es): Costa, Dalva Maiza Medeiros
Primeiro Orientador: Silva, Severino Bezerra da
Resumo: O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA) é uma política do Governo Federal, voltado a promover a educação de trabalhadores (as) rurais, elevando o grau de escolaridade dos jovens e adultos incluídos em assentamentos de reforma agrária. Desde a sua criação em 1988 até o ano de 2008, quando completou sua primeira década, o PRONERA havia atendido cerca de 470.000 alunos (as) em todo o Brasil. No estado da Paraíba, até este mesmo ano, o PRONERA atendeu cerca de 6.701 alunos e alunas, por meio de 18 cursos em variados níveis, modalidades e áreas do conhecimento. Este estudo realizado na linha de Educação Popular, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), busca lançar um olhar sobre a atuação do PRONERA, nos primeiros dez anos, no estado da Paraíba, identificando seus avanços e limites, por meio, sobretudo, da reconstituição das experiências dos participantes do Programa (coordenadores dos cursos, representantes dos movimentos sociais parceiros e asseguradores do INCRA). Na primeira fase do trabalho, procuramos fazer uma pesquisa bibliográfica e documental sobre as políticas públicas educacionais rurais, a fim de identificar o grande diferencial do PRONERA: o fato dele ser fruto das reivindicações dos movimentos sociais em prol da construção de uma proposta educacional específica para o campo, ou seja, dos seus cursos vincularem-se às práticas e às reflexões teóricas da Educação do Campo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram principalmente a análise dos documentos produzidos, como: o Manual de Operações do PRONERA, atas de reuniões e projetos e relatórios dos cursos. Durante o processo de construção, identificamos a necessidade de ouvir alguns participantes e por este motivo, recorremos também às entrevistas em busca de alguns relatos, que nos dessem uma visão emblemática do Programa. No que pesem seus muitos limites a serem superados em âmbito nacional, como a mudança na forma de financiamento, pelo exposto no presente trabalho, podemos afirmar que o PRONERA tem indiscutível relevância na construção da educação no campo no nosso estado, por se constituir num importante mecanismo de acesso à educação aos povos do campo, impulsionando aprendizagens e colaborando com o desenvolvimento local e regional, a partir dos assentamentos.
Abstract: NATIONAL EDUCATION PROGRAM IN LAND REFORM (PRONERA) is a Federal Government policy, aimed at promoting the education of workers (the) rural, raising the educational level of young people and adults included in agrarian reform settlements. Since its creation in 1988 until the year 2008, when it completed its first decade, PRONERA had served about 470,000 students (as) in Brazil. In the state of Paraiba, until this year, the PRONERA served about 6,701 students and students through 18 courses at various levels, methods and areas of knowledge. This line of study in Popular Education, the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraíba (UFPB), cast a look on the role of PRONERA in the first ten years in the state of Paraiba, its progress and identifying limits through, especially the reconstruction of the experiences of participants in the program (the course coordinators, representatives of social movements partners and guarantors of the INCRA). In the first phase of work, we make a documentary and bibliographical research on rural education policies in order to identify the major differential PRONERA: his being the result of the demands of social movements in favor of the construction of an educational proposal for specific the field, ie, bind their courses to the practical and theoretical reflections on the Field of Education. The methodological procedures used were mainly the analysis of documents produced, as the Operations Manual PRONERA, minutes of meetings and reports of projects and courses. During the construction process, we identified the need to listen to some participants and for this reason, we use also the interviews in search of some reports that give us a vision of the Flagship Program. In spite of its many limitations to be overcome at the national level, as the shift in fundingfrom the above in this work, we can say that PRONERA is undeniably relevant in the construction of rural education in our state, constitute an important mechanism of access to education to people of the field, boosting learning and collaborating with local and regional development, from the settlements.
Palavras-chave: Educação Popular
Educação do Campo
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)
Popular Education
Rural Education
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: COSTA, Dalva Maiza Medeiros. O PRONERA no estado da Paraíba (1998-2008): avanços e limites João Pessoa 2012. 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4654
Data do documento: 13-Mar-2012
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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