Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4614
Tipo: Dissertação
Título: Educação do campo e alternância no curso de licenciatura em pedagogia PRONERA/UFPB: encontro de teorias e práticas de educação popular
Autor(es): Correia, Deyse Morgana das Neves
Primeiro Orientador: Batista, Maria do Socorro Xavier
Resumo: O presente trabalho aborda a temática da Educação do Campo no âmbito do Ensino Superior direcionado aos sujeitos sociais do campo a partir da experiência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Caracterizando-se como um estudo de caso qualitativo, se debruça sobre a realidade do Curso de Licenciatura em Pedagogia do PRONERA desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a fim de analisar as concepções e as práticas de Educação do Campo e alternância vivenciadas em sua dinâmica. A pesquisa buscou atender aos seguintes objetivos específicos: compreender a Educação Popular como fundamento da Educação do Campo e da alternância; analisar os desdobramentos das concepções e das práticas de Educação do Campo e alternância no Ensino Superior, a partir da realidade do PRONERA; e, analisar as repercussões do Curso de Licenciatura em Pedagogia PRONERA/UFPB, a partir da formação em alternância, para o desenvolvimento dos assentamentos e de seus sujeitos. Nesse sentido, a pesquisa se desenvolveu por meio de distintos, porém complementares procedimentos metodológicos, que foram, em alguns momentos, utilizados concomitantemente, a exemplo da pesquisa bibliográfica e documental, da observação, da entrevista e do diário de campo. Nosso foco na vivência da alternância no Curso nos permitiu descobrir riquezas e estreitamentos na adoção dessa proposta pedagógica na estrutura universitária tradicional e fragmentada. Por sua organização em Tempo Escola e Tempo Comunidade, introduziu diferentes incursões teórico-metodológicas no modo de produção do conhecimento, articulando teoria e prática, conhecimento científico e conhecimento popular, acadêmicos e assentados, na perspectiva do reconhecimento das diferenças abordado por Boaventura de Sousa Santos (2008). E, finalmente, a formação em alternância possibilitou que os estudantes do Curso atuassem como agentes do desenvolvimento de seus assentamentos, a partir das atividades educativas desenvolvidas no Tempo Comunidade, do incentivo à participação atuante na vida social e política do assentamento, da vivência de projetos inovadores que influenciem na melhoria da qualidade da educação e da vida da comunidade.
Abstract: The following work approaches the theme of Rural Education regarding Higher Education as directed towards rural social subjects, using experience derived from the National Program of Land Reform (PRONERA on the original Portuguese language). This is a qualitative case study, examining the PRONERA's Pedagogy Licentiateship Course developed in the Federal University of Paraíba (UFPB) and analyzing concepts and practices of Rural Education and how they are experienced. The research had the following specific goals: to comprehend Popular Education as a foundation of Rural Education; to analyze the unfolding of the concepts and practices of Rural Education as applied on Higher Education; and to analyze the repercussions of PRONERA's Pedagogy Licentiateship Course on rural settlements and their subjects. In order to achieve that, the research was developed using different (but complementary) methodological procedures, such as bibliographic and documental research, observation, interview and field journal. Our focus on the experience of alternance in the Course allowed us to examine the application of that pedagogical technique into the traditional structure of the university. With its organization into School Time and Community Time, the Course introduced different theoretical-methodological incursions into the knowledge's mode of production, articulating theory and practice, scientific and popular knowledge, academics and rural folk, recognizing the differences as approached by Boaventura de Sousa Santos (2008). And finally, the formation in alternance has enabled the students of the Course to act as development agents on their own settlements, using the educational activities developed in the Community Time, incentives on participating at social life and politics in the settlement, and experiencing groundbreaking projects dedicated to improving the quality of education and life in the community.
Palavras-chave: Educação do Campo
Educação Popular
Alternância
Políticas públicas de Ensino Superior
Curso de Licenciatura em Pedagogia PRONERA/UFPB
Rural Education
Popular Education
Alternance
Public politics of Higher Learning
PRONERA/UFPB Pedagogy Licentiateship Course
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: CORREIA, Deyse Morgana das Neves. Educação do campo e alternância no curso de licenciatura em pedagogia PRONERA/UFPB: encontro de teorias e práticas de educação popular. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4614
Data do documento: 11-Mar-2011
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato
arquivototal.pdf692,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.