Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4643
Tipo: Dissertação
Título: Os saberes históricos escolares e o currículo de história como uma possibilidade emancipatória no ensino médio da educação de jovens e adultos
Autor(es): Abreu, Cláudia Mendes de
Primeiro Orientador: Araujo, Edineide Jezine Mesquita
Resumo: A pesquisa objetiva identificar elementos de um currículo emancipatório no trabalho de transposição didática realizado pelo professor de História do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo em tela parte do Documento Base Nacional Preparatório para à VI Confintea (2008). Tem como pressuposto teórico as concepções de currículo ligadas às teorias críticas e pós-críticas da constituição do saber histórico escolar a partir da transposição didática. Tal teoria emergiu da Didática da Matemática de influência francesa, que tem subsidiado algumas pesquisas no campo curricular e didático da História no currículo. A investigação é de cunho qualitativo sob a abordagem do estudo de caso desenvolvida em duas etapas: na primeira, foi feita aplicação de questionário com onze professores a fim de identificar um perfil dos licenciados em História, efetivos que lecionavam nas turmas do Ensino Médio da EJA da Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte/Pernambuco (GRE Metronorte). Na segunda etapa, observação e audiogravação das aulas da IV unidade bimestral de dois professores de História e análise dos respectivos planos de ensino. Após as duas etapas, foi realizada entrevista com os dois professores de História que tiveram as aulas observadas a fim de contrastar informações. A análise dos dados processou-se a partir da técnica de análise de conteúdo temático categorial, a qual subsidiou a análise do conteúdo manifesto nos questionários, planos curriculares, aulas observadas e entrevistas. Todavia, a pesquisa acerca da transposição didática realizada pelos professores de História do Ensino Médio da EJA durante o desenvolvimento curricular não evidenciou elementos constituintes de um currículo sob a perspectiva emancipatória, possivelmente em virtude do desconhecimento desta perspectiva curricular por parte dos docentes.
Abstract: The present research aims to identify elements of a purposed emancipator History Course Plan to teacher´s didactical transposition work in Secondary School for Young and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos - EJA). The study comes from the National Basis Papers to the VI Confintea (2008). It brings as theoric support the course conceptions linked to critical and post- criticalknowledge building of didactical transposition. The mentioned theory emerges from French influenced Mathematic didactic which has been source for History didactical and curricular field researches. The work of investigation is a qualitative one, under approach in studies of experience that were developed in two steps: first, questions were applied for eleven teachers in order to make a profile of those who were effective History teachers in Secondary school groups for EJA in Regional Education Management Department North Metropolitan area of Recife/ Pernambuco (Gerência Regional Metropolitana Norte - GRE Metronorte).In the second step, observation and audio recording of classes in fourth bimestrial unit of two History teachers followed by analysis of respective teaching course plan were made. After the mentioned steps, it was made an interview with those teachers which classes were under observation. This was to contrast informations. The data were processed by categories of thematiccontent observation which allowed the analyses of showed content in course plans, classes and interviews. Anyway, the research about didactical transposition as it was purposed to EJA Secondary School History teacher during course plan development have not brought the evidences of constitutive elements in a course plan under emancipator perspective, probably because of the lack in knowledge of such a plan course perspective in the work of these History teachers.
Palavras-chave: Currículo
Educação de Jovens e Adultos
Ensino Médio
Ensino de História
Transposição Didática
Course Plan
Young and Adult Education
Secondary School
History Teaching
Didactical Transposition
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: ABREU, Cláudia Mendes de. Os saberes históricos escolares e o currículo de história como uma possibilidade emancipatória no ensino médio da educação de jovens e adultos. 2011. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4643
Data do documento: 30-Set-2011
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.