Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4640
Tipo: Dissertação
Título: Empreendedorismo feminino: uma análise a partir das perspectivas da educação e das relações de gênero
Autor(es): Leite, Anilza de Fátima Medeiros
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
Resumo: Este estudo situa o trabalho feminino no contexto do empreendedorismo, ressaltando sua articulação com as relações de gênero e a educação. Entende-se o empreendedorismo como categoria de trabalho crescente, surgida como alternativa de inclusão social e geração de emprego e renda e, consequentemente, como atenuante das desigualdades sociais, aprofundadas pelas transformações no mundo do trabalho fruto do processo de globalização e reestruturação produtiva das empresas. Estudos apontam um crescimento da participação das mulheres na atividade empreendedora nos últimos anos, porém perpassada pelas relações de gênero que influenciam na forma como homens e mulheres acessam o empreendedorismo. Para evidenciar esse crescimento e suas marcas de gênero, analisa-se o perfil das 163 empreendedoras participantes do Prêmio Mulher de Negócios edições 2006 a 2010 na Paraíba. Apresenta-se a educação, sobretudo a superior, como estratégica para a superação do processo de socialização tradicional e da sexualização ou gendramento das atividades, por meio da intervenção na construção de uma identidade empreendedora livre de modelos gendrados.
Abstract: This study situates women's work in the context of entrepreneurship, emphasizing its connection with gender relations and education. Entrepreneurship is understood as a growing occupation category that emerged as an alternative for social inclusion, and work and income generation, therefore, contributing to diminish social inequality, which has been growing as work relations have changed within globalization and economic restructuring. There are studies showing an increase in the participation of women in entrepreneurial activities in recent years, however gender relations influence the way men and women initiateentrepreneurial activities. In order to illustrate such increase and its gender configurations, an analysis is presented of the profile of 163 women who participated in the Business Women Prize, from 2006 through 2010, in the state of Paraíba, in northeastern Brazil. Education, especially higher education, is considered as an important asset to overcome the traditional process of socialization and the gendering of work activities, thus allowing for the construction of an entrepreneurial identity unconstrained by gender asymmetric models.
Palavras-chave: Educação
Gênero
Mulher Empreendedora

Education
Work
Gender
Entrepreneurship
Entrepreneurial Women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: LEITE, Anilza de Fátima Medeiros. Empreendedorismo feminino: uma análise a partir das perspectivas da educação e das relações de gênero. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4640
Data do documento: 28-Fev-2011
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato
arquivototal.pdf663,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.