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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4609
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de história e os movimentos sociais: práticas de história local nos assentamentos do Conde |
Autor(es): | Sousa, Israel Soares de |
Primeiro Orientador: | Silva, Severino Bezerra da |
Resumo: | O presente estudo busca perceber práticas de ensino de história local nos assentamentos rurais no município do Conde, no Estado da Paraíba. Para isso, contextualizamos a ação, tanto do ensino de história, quanto dos movimentos sociais rurais em um dos períodos de maior repressão da história do Brasil: a ditadura militar de 1964. Partimos do pressuposto da não neutralidade do conhecimento histórico e da utilização desse conhecimento pelo Estado como meio de manobrar a população, quer seja ela urbana ou rural, de acordo com suas necessidades. Contudo, na contramão dessa tentativa, existem movimentos sociais que lutam para sair desse estado de dominação e para sobreviver com dignidade. A presente pesquisa utiliza como exemplo os movimentos sociais rurais durante o regime militar e na primeira década do século XXI. Para podermos perceber as práticas de ensino de história local nos assentamentos do Conde, buscamos caracterizar uma história local desses assentamentos, vinculando essa história à história do município, do Estado, do país e do mundo. Também analisamos a relação entre história local, memória e identidade social, para, a partir daí apreender possibilidades de uma prática pedagógica libertadora, onde educadores e educandos percebam-se enquanto construtores do saber e da história. |
Abstract: | This study aims to realize practical teaching of local history in rural settlements in the municipality of Conde, in the state of Paraiba. To do so, the action contextualized, both the teaching of history, as the rural social movements in a period of increased repression in the history of Brazil: the military dictatorship of 1964. On the assumption of non-neutrality of historical knowledge and the use of this knowledge by the state as a means to handle the population, whether urban or rural, according to their needs. However, against attempts, there are social movements that are fighting to get out of this state of domination and to survive with dignity. This research uses the example of rural social movements during the military regime and in the first decade of the XXI century. To be able to understand the practices of teaching of local history in the settlements of the count, we characterize a local history of such settlements, linking this history to the history of the municipality, the state of the country and the world. It also analyzes the relationship between local history, memory and social identity, for, from then seize opportunities to practice teaching a liberating, where educators and students perceive themselves as builders of knowledge and history. |
Palavras-chave: | Ensino de História Movimentos sociais Memória Identidade coletiva Teaching of history Social movements Memory Collective identity |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SOUSA, Israel Soares de. O ensino de história e os movimentos sociais: práticas de história local nos assentamentos do Conde. 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4609 |
Data do documento: | 1-Dez-2008 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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