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Tipo: Dissertação
Título: Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária
Autor(es): Damasio, Maria Lúcia Francisco
Primeiro Orientador: Gonsalves, Elisa Pereira
Resumo: A partir da década de 90 com a Conferência Mundial de Educação para Todos, em Jontiem, houve um novo reordenamento das políticas em todos os países da América Latina com a finalidade de educar todos os cidadãos de todas as sociedades. A reforma educacional brasileira a partir de 1995 com a publicação do documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série, do MEC, discutindo a pertinência e relevância dos Temas Transversais que estão relacionados com uma tendência contemporânea internacional, onde foram incorporados entre seus princípios, todo repertório de valores humanos a ser desenvolvidos na escola. Ao analisar as entrevistas percebi, que a série de dificuldades apresentadas para o desenvolvimento da interdisciplinaridade através da inserção dos Temas Transversais na sala de aula pelas professoras, dentre elas, a ineficácia do estado, o despreparo e o desestímulo do professor em dominar as diversas áreas científicas que lhes são exigidas pelo documento. Ficando a sua implementação a iniciativa do professor que por ventura se sentir capaz.
Since the 90s, when the Word Conference of Education to Everyone in Jontirem was realized, there was a neww reorder of the public politics in all Latin America countries and the aim was to educate all the citizens of all societies. The Brazilian Educational Reform in 1995 with the publication of the document of the National Curricular Parameters, for fundamental education, from grade 1 to grade 4, of MEC, discussing the pertinence and importance of the Transversal Themes that are related with a cntemporany and international tendency, and it was included as its principles, all the human values to be developed in the Transversal Themes in the classroom by the teachers, as inefficcacy of the teacher to dominate all the several scientic areas that are demanded in the document. Its implementation is a personal initiative of the teacher who feels capable enough to put it in practice.
Palavras-chave: Parâmetros Curriculares Nacionais
Temas Transversais
Interdisciplinaridade
Cidadania
National Curricular Parameters
Transversal
Themes
Interdisciplinary
Citizenship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: DAMASIO, Maria Lúcia Francisco. Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária. 2004. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4960
Data do documento: 8-Out-2004
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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