Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4897
Tipo: Dissertação
Título: Cotidiano e Conscientização na Docência da Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Melo, Ivanise Simplicio de
Primeiro Orientador: Scocuglia, Afonso Celso
Resumo: O presente trabalho buscou compreender e inventariar o processo de construção dos saberes docentes, as intenções, os desafios e os tipos de práticas que constituem o cotidiano profissional do professorado que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas turmas da Alfabetização Solidária (ALFASOL) no Município de Cortês, Zona da Mata Sul de Pernambuco. A investigação foi de natureza qualitativa utilizando uma diversidade de estratégias: a observação. O questionário, a análise documental, a entrevista de grupo focal, que nos possibilitou compreender e analisar como esses sujeitos se apropriam do saber docente e como os expõem dando significado a suas práticas pedagógicas. As referências teóricas para compreensão, reflexão e análise foram fornecidas pelos estudos sobre as categorias cotidiano, conscientização, saberes da docência e pela contextualização dos discursos pedagógicos sobre a EJA e formação docente desse professorado na ALFASOL. Os achados nos revelam que os saberes docentes desses alfabetizadores(as) se constroem de forma permanente na interação desses com seus pares mais antigos, ou seja, através dos saberes da experiência feita e da tradição, fato que anuncia e denuncia a frágil formação inicial que tais professores adquirem (quando adquirem) para atuarem como docentes na educação de jovens e adultos. Saberes que vão sendo validados de forma também aligeirada pelos educandos e pela comunidade local e que se distanciam do saber da ação pedagógica legitimados pelos estudos e pesquisas relativas à própria necessidade de profissionalização docente neste campo. É nesse fazer aligeirado na vida e na lida que o professorado da ALFASOL em Cortês (PE) vai construindo o seu repertório de saberes para ensinar.
Abstract: The present work tried to understand and list the construction processes of the academician knowledge, intentions, challenges and types of practice that make up the professional quotidian of the academic team that works Youth and Adult Education (EJA) with the Solidary Literacy Education groups (ALFASOL) in the municipality of Cortês, in Pernambuco s Mata Sul Zone. The study had a qualitative nature and adopted several strategies: observations, questionnaires, document analysis, focal group interviews, all of which allowed for a better comprehension and analysis of how these individuals appropriate themselves of the academic knowledge and how they express it giving some significance to their pedagogic practices. The theoretical references for comprehension, reflection and analysis were provided by studies on the categories quotidian, consciousness, and academician knowledge and by the context of the pedagogic speech on EJA and academician formation of the ALFASOL teacher team. The findings reveal that the academic knowledge of these literacy educators is constantly being built during their interaction with their older peers, that is, through the knowledge of acquired experience and tradition, a fact that announces and denounces the initial fragile formation that such teachers acquire (that is when they acquire it) to act as lecturers in the education processes of youth and adults. Such knowledge is also validated in a hasty manner by the pupils and by the local community, and this becomes distant from the pedagogic action knowledge that is legitimated by the studies and investigations regarding the own need for the professional academician formation in this field of work. It is in this quick learning of life and work that the ALFASOL teacher team in Cortês/PE develops their repertoire of knowledge to teach.
Palavras-chave: Formação-professor
Saberes formação-docente
Cotidiano
Prática-reflexiva
Conscientização
Educação-jovens-adultos
Teacher formation
knowledge academician-formation
Quotidian
Reflective-Practice
Consciousness
Education-youth-adults
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: MELO, Ivanise Simplicio de. Cotidiano e Conscientização na Docência da Educação de Jovens e Adultos. 2004. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4897
Data do documento: 17-Dez-2004
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.