Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12300
Tipo: Dissertação
Título: Brasões de saberes populares: memória das rendeiras do Cariri Paraibano
Autor(es): Fechine, Ingrid Farias
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Claurênia Abreu de Andrade
Resumo: Estuda-se a cultura e a memória das rendeiras da renda renascença do município de Monteiro-PB e o processo educativo em torno do ensino desta atividade artesanal. Compreender o savoir-faire de criar a renda e o que está implícito nesta ação, abrangendo a construção dos pontos da renda renascença, relacionando conhecimento, cultura e memória. Entender os saberes das rendeiras, buscando conhecer as condições que possibilitam o aprendizado coletivo no fazer renda renascença em Monteiro, bem como identificar os aspectos educativos do fazer das rendeiras para a construção da sua cultura, identidade e memória. Pesquisa prática e exploratória, de método etnográfico, com entrevistas semi-estruturadas junto às artesãs da renda renascença de Monteiro, apoiando-se em fotografis e filmagens compreendendo-se o processo de criação desta atividade artesanal produzida nesta cidade, bem como a passagem desse saber entre as rendeiras. Na pesquisa de campo, vislumbra-se o quanto a rendeira reconhece seu saber, participa de uma cultura através da luta pela sobrevivência e constrói sua memória e identidade em torno da arte da renda renascença. A cultura da renda é um processo que relaciona, além do ensino-aprendizagem da arte de rendar, a valorização de saberes, as relações humanas e a consideração do que foi vivido. Culturalmente essas mulheres são fortalecidas por seu saber. As rendeiras da renda renascença de Monteiro são sujeitos transformadores através de sua arte, sua memória e seus saberes, firmados na criação solitária e no trabalho coletivo. A renda renascença é o "brasão" de conhecimentos das rendeiras.
Abstract: On étudie la culture et mémoire des dentellières de la dentelle renaissance de la commune de Monteiro-PB et le processus éducatif autour de l'enseignement de cette activité artisanale. Comprendre ce savoir-faire, la création de la dentelle, et ce qui est implicite dans cet acte, constitue l'objet de cette étude qui englobe la réalisation des points de la dentelle renaissance et met en relation connaissance, culture et mémoire. On veut comprendre les savoirs des dentellières en cherchant à connaître les conditions de possibilité de l'apprentissage collectif de la fabrication de dentelle renaissance à Monteiro, tout comme identifier les aspects éducatifs du faire des dentellières pour la construction de leur culture, de leur identité et de leur mémoire. Dans notre recherche, pratique et exploratrice, de méthode ethnographique, comportant des entretiens semi-directifs avec des femmes artisans de la dentelle renaissance de Monteiro, nous nous appuyons sur des photographies et des films pour comprendre le processus de création de cette activité artisanale de cette ville, tout comme la transmission de ce savoir parmi les dentellières. Dans la recherche sur le terrain, on perçoit combien la dentellière reconnaît son savoir, participe à une culture à travers la lutte pour la survie et construit sa mémoire et son identité autour de l'art de la dentelle renaissance. La culture de la dentelle est un processus qui met en relation, en plus de l'enseignement-apprentissage de l'art de faire de la dentelle, la valorisation de savoirs, les relations humaines et la prise en compte du vécu. Culturellement ces femmes sont fortifiées par leur savoir. Les dentellières de la dentelle renaissance sont des sujets transformateurs à travers leur art, leur mémoire et leurs savoirs, affermis dans la création solitaire et le travail collectif. La dentelle renaissance est le "blason' des connaissances des dentellières
Palavras-chave: Cultura e memória
Educação
Rendeiras da renda renascença - Saber
Culture et mémoire
Éducation
Dentellières de la dentelle renaissance - Savoir
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12300
Data do documento: 2-Dez-2004
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total58,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.