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Tipo: Dissertação
Título: Separação de pais: Impacto na aprendizagem dos filhos, alunos da rede pública pessoense.
Título(s) alternativo(s): Separation of parents: Impact on children s learning, public school students
Autor(es): Palitot, Mônica Dias
Primeiro Orientador: Medonça, Otávio Machado Lopes de
Resumo: Esta pesquisa refere-se à relação família - aprendizagem, pois considerada o alicerce da sociedade e ponto de partida na formação da personalidade a família vem sofrendo alterações na sua forma de existir. Se antes os laços matrimoniais eram tidos como indissolúveis aos olhos de Deus e dos homens, hoje temos o divórcio aceito como normal pela sociedade e com leis próprias para regulá-lo. No entanto, por mais comum que venha sendo sua ocorrência, nos dias atuais, a separação dos pais traz em seu bojo conseqüências e mudanças profundas para todos os membros da família, sendo que os mais atingidos são os filhos, principalmente no que concerne a aprendizagem. Assim abordaremos na fundamentação teórica o fenômeno da aprendizagem: história, conceitos, teóricos e correntes; o papel da escola frente aos problemas familiares vivenciados pelos alunos e a importância da integração família escola. Para verificação das conseqüências da separação dos pais na aprendizagem dos alunos da 3ª série da educação básica, das escolas públicas de João Pessoa, foram utilizados 15 informantes que responderam questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados indicaram que a separação dos pais influencia diretamente na aprendizagem e no comportamento do aluno, além de ressaltar a importância da integração família e escola. Conclui-se que embora venha crescendo o número de alunos com pais separados a escola ainda não está pronta para lidar com esta nova realidade, ainda não conseguiu na prática realizar seu papel de dar apoio e preparar para a vida, função esta que vai muito além de transmitir apenas conteúdos teóricos.
Abstract: This research refers to the relation family learning, given that, considered the foundation of society and start point in the formation of personality, the family has been undergoing changes in its way of being. If before the matrimony was seen as indissoluble in the eyes of God and men, now the divorce is accepted as normal by society and it has its own laws to regulate it. However, as habitual as divorce has become, nowadays, separation of parents brings, at its very core, consequences and profound changes to all members of the family, being the children the most affected ones, in particular with respect to the learning process. Therefore, it will be approached on the theoretical basis the phenomenon of learning: history, theoretical and current concepts; the role of the school regarding family problems experienced by students and the importance of the integration family-school. To verify the consequences of separation of parents on the learning process of students of third grade of basic education, at public schools in João Pessoa, 15 respondents answered questionnaires with open and non-open questions. The results indicated that the separation of parents directly influences the learning process and behavior of students, in addition to emphasizing the importance of family and school bonding. It is concluded that although the number of students with separated parents is increasing, the school is not yet prepared to deal with this new reality, it hasn t thoroughly fulfilled its role in the process of giving support and preparing for life, considering that its function is much more than transmitting theoretical contents alone.
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino
Família X Escola Pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: PALITOT, Mônica Dias. Separation of parents: Impact on children s learning, public school students. 2002. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2002.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4901
Data do documento: 30-Set-2002
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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