Docentes

por mateus publicado 04/07/2016 09h06, última modificação 18/12/2017 14h53

 

 EDUCAÇÃO POPULAR

1- Afonso Celso Caldeira Scocuglia (Colaborador- Mestrado)- E-mail: acscocuglia@gmail.com 
Áreas de Interesse: Fundamentos teóricos da educação; histórias da educação popular; histórias da educação de jovens e adultos na Paraíba; contribuições teórico-metodológicas de Paulo Freire.

2- Aline Maria Batista Machado  (Permanente- Mestrado)- E-mail: prof.alinemachado23@yahoo.com.br
Áreas de Interesse: A articulação da Educação Popular com ONGs (Organizações não-governamentais ), "Terceiro Setor", movimentos sociais e, também, com a área do serviço social.

3- Edineide Jezine Mesquita (Permanente- Mestrado/Doutorado)- E-mail: edjezine@bol.com.br 
Áreas de interesse: Políticas de inclusão na Educação Superior e os processos de democratização do conhecimento; Educação inclusiva e os processos de aprendizagem na escola formal; Educação Popular e Movimentos sociais na Extensão Universitária.

4- Elisa Pereira Gonsalves (Permanente- Mestrado/Doutorado)- E-mail: elisa.gonsalves@gmail.comÁreas de interesse: A construção de processos de resistência e de autonomia em sujeitos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Emoções, aprendizagem e processos de empoderamento. Educação Popular, espiritualidade e saúde. Práticas integrativas complementares e a emergência de novos saberes e subjetividades. Educação emocional e prevenção à violência.   

5- Emília Maria da Trindade Prestes  (Permanente-Mestrado)- E-mail: prestesemilia@yahoo.com.brÁreas de interesse: Políticas de EJA e Ensino Superior e Políticas de Qualificação Profissional.

6- Erenildo João Carlos  (Permanente- Mestrado/Doutorado) - E-mail: erenildojc@hotmail.com 
Áreas de Interesse: Interfaces entre a educação popular e a educação de jovens e adultos: discursos e práticas da educação de jovens e adultos nos espaços escolares e não escolares no Brasil, fundamentos da educação, formação inicial e continuada do educador, prática pedagógica escolar, alfabetização e letramento, escolarização básica, currículo, metodologia, livro didático e linguagem midiática.

7- Luiz Gonzaga Gonçalves  (Permanente-Mestrado/Doutorado)- E-mail: luggoncalves@uol.com.br 
Áreas de interesse: educação popular, educação de jovens e adultos. Epistemologia indiciária e aprender humano.

8- Maria do Socorro Xavier Batista  (Permanente-Mestrado)- E-mail: socorroxbatista@gmail.com
Áreas de Interesse: Educação Popular, Educação e movimentos sociais, Educação do Campo, Estado e políticas de Educação do campo.

9- Pedro José Santos Carneiro Cruz (Permanente-Mestrado)- E-mail: . Áreas de interesse: Estudos e pesquisas em Educação Popular no âmbito da Promoção da Saúde, da Extensão e da Formação Universitária, incluindo as seguintes dimensões: Educação Popular na Formação Universitária; Extensão Popular; Extensão Universitária; Educação Popular em Saúde; Formação em Saúde; Participação Social; Movimentos Sociais, Práticas Populares e Comunitárias; Práticas educativas nos serviços de saúde; Práticas educativas em Nutrição Social e Segurança Alimentar e Nutricional; Educação e Atenção Primária à Saúde.

10- Severino Bezerra da Silva  (Permanente-Mestrado/Doutorado)- E-mail: severinobsilva@uol.com.br
Áreas de interesse: Educação e Movimentos Sociais, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos em experiências rurais oficiais e não-oficiais. 

11- Timothy Denis Ireland  (Permanente-Mestrado/Doutorado)- E-mail: ireland.timothy@gmail.comÁreas de interesse: formação de educadores para o campo da educação de jovens e adultos (EJA); políticas nacionais e internacionais de educação de jovens e adultos e educação permanente/continuada; EJA e trabalho; Universidade e EJA vista na perspectiva da educação popular.


 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

1- Antônio Carlos Ferreira Pinheiro (Permanente-Mestrado)- E-mail: acfp@terra.com.br
Áreas de Interesse: História da educação imperial e republicana, com realce para as questões que envolvem as instituições educacionais e suas práticas pedagógicas (especialmente nos grupos escolares). Temas relativos ao ensino de história na sua dimensão histórica e metodológica.

2- Charliton José dos Santos Machado (Permanente-Mestrado/Doutorado)- E-mail: charlitonlara@yahoo.com.br
Áreas de Interesse: Gênero e práticas culturais; abordagens históricas, educativas e literárias.

3- Cláudia Engler Cury  (Permanente- Mestrado/Doutorado)- E-mail:
Áreas de interesse: História da educação no século XIX e século XX até os anos de 1930. Educação não formal: relações entre cultura e educação.

4- Fabiana Sena (Permanente- Mestrado/Doutorado) - E-mail:  fabianasena@yahoo.com.br 
Áreas de Interesse: Prática de Leitura no Império e na Primeira República; Práticas, Sujeitos e Processos de Escolarização no Império e na Primeira República; Prática de escrita autobiográfica. Produção e Circulação dos Impressos.

5- Jean Carlo de Carvalho Costa (Permanente- Mestrado)- E-mail: jeanccosta@yahoo.com.br
Áreas de interesse: Estuda e pesquisa as interfaces existentes nas seguintes áreas: Itinerários Intelectuais, Pensamento social no Brasil, História das ideias Pedagógicas, Modernidade Brasileira, cuja temporalidade compreende História do Brasil Império e Primeira República.

6-Maria Elizete Guimarães Carvalho (Permanente- Mestrado/Doutorado)-E-mail:
Áreas de Interesse: História da educação republicana, com destaque para os processos orais e escritos de constituição da história e da memória dos movimentos de educação popular dos anos 1960. Histórias de vida professoral; História da educação e suas interfaces com os direitos humanos.

7- Maria Lúcia da Silva Nunes  (Permanente- Mestrado/Doutorado)- E-mail: mlsnunesml@gmail.com
Áreas de Interesse: História da educação das mulheres; escrita  (auto)biográfica; história das práticas de leitura e de escrita; gênero na história da educação; literatura e história da educação.

8- Mauricéia Ananias (Permanente- Mestrado/Doutorado)- E-mail: mauriceia.ananias@gmail.com
Áreas de Interesse: Educação no Brasil imperial e republicano a partir e em especial da utilização da legislação como mediadora da institucionalização da escola pública.
 


POLÍTICAS EDUCACIONAIS

 
 1- Adelaide Alves Dias  (Permanente- Mestrado/Doutorado) - E-mail: adelaide.ufpb@gmail.com- 
Áreas de Interesse: Processos de constituição de subjetividade e de produção de sentidos na educação infantil. Políticas públicas para a educação infantil. Processos de construção do conhecimento infantil. Ética e valores na educação infantil.
 
2- Ana Cláudia da Silva Rodrigues (Permanente- Mestrado)- E-mail:  
Áreas de interesse: Currículo e políticas educacionais; Práticas curriculares em escolas do campo e da cidade; Currículo e diversidade; Organização curricular da educação básica; Políticas públicas de ampliação da jornada escolar e educação integral; Educação integral e(m) tempo integral; Formação de professores. 

3- Ângela Maria Dias Fernandes (Colaborador- Mestrado)- E-mail: angeladfernandes@yahoo.com.br
Áreas de interesse: Políticas públicas em educação. Psicologia educaciaonal. Arte, criação e produção de subjetividades. Formação de professores.

4- Janine Marta Coelho Rodrigues  (Permanente- Mestrado)- E-mail: jmcoelho@ig.com.br
Áreas de interesse: Formação Docente. Distúrbios de Aprendizagem. Politicas Públicas. Exclusão, Inclusão e Diversidade. Aspectos  psicopedagógicos da Educação. Educação Especial Inclusiva.

5- Jorge Fernando Hermida Aveiro (Permanente- Mestrado) - E-mail:  
Áreas de interesse: Políticas públicas e políticas educacionais para a Educação Infantil. A organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Infantil: saber escolar, currículo e didática na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica e do Materialismo Histórico e Dialético. Escola Sem Partido, a crise de acumulação do capital e o fortalecimento da direita política brasileira. 

6- Luiz de Sousa Júnior (Permanente- Mestrado)- E-mail: luizsjunior@gmail.com
Áreas de interesse: Política. Gestão e financiamento da educação.

7Maria Creusa de Araújo Borges  (Colaborador- Mestrado/Doutorado)- E-mail: mcaborges@gmail.com
 Áreas de interesse: Política de Educação Superior Brasileira. Política de Educação Superior Comparada. Internacionalização da Educação Superior. Organizações Internacionais e Educação Superior: Organização Mundial do Comércio (OMC); Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O Processo de Bolonha Europeu e suas repercussões na Política Educacional Brasileira. O MERCOSUL e a Política de Educação Superior. Universidade e Inovação Tecnológica. Políticas de Educação em Direitos Humanos (eixo: Educação Superior). Direito à Educação Superior.

Áreas de interesse: Estudos e pesquisas em políticas educacionais relativas às questões de avaliação e políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais.

9- Maria Nazaré Tavares Zenaide (Permanente- Mestrado/Doutorado)- E-mail: mntzenaide@uol.com.br
Áreas de Interesse: Fundamentos da Educação em Direitos Humanos. Direitos Humanos e Políticas Educacionais. Direitos Humanos e Educação Não-Formal. Currículo e Direitos Humanos na Educação Básica, Educação Superior e Educação dos Profissionais de Justiça e Segurança. Violência e Direitos Humanos. Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos.

10- Maria Zuleide da Costa Pereira   (Permanente- Mestrado/Doutorado)- E-mail: mzul@uol.com.br
Áreas de Interesse: Políticas de Currículo e Cultura. Políticas de Currículo e as  interfaces com as questões emergentes   da educação básica. Análise de Propostas Pedagógicas das redes municipais e estaduais de ensino. Projetos Políticos Pedagógicos  da Educação Básica com ênfase   na compreensão do currículo escolar da educação básica.

11- Rita de Cassia Cavalcanti Porto  (Colaborador- Mestrado/Doutorado)- E-mail: ritaccporto@gmail.com
Áreas de Interesse: Políticas de formação de professores. Políticas Curriculares e construção de projetos políticos pedagógicos nas Redes Públicas. Pedagogia Freireana e Direitos Humanos na formação dos profissionais da educação. Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo na perspectiva da Educação popular.

12- Wilson Honorato Aragão  (Permanente- Mestrado/Doutorado)- E-mail: wilsonaragao@hotmail.com
Áreas de interesse: Políticas voltadas para melhoria da educação básica: formação inicial e continuada de gestores, coordenadores pedagógicos, professores conselheiros, servidores presenciais e a distância. Aprendizagem não escolar, as redes sociais e a organização da sociedade. 
 

PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

1- Eduardo Jorge Lopes da Silva (Permanente- Mestrado/Doutorado)- E-mail: eduardojorgels@gmail.com
Áreas de Interesse:  Formação inicial e permanente de professores para a EJA, metodologias e práticas educativas dos movimentos sociais (campo, gênero, LGBTs e étnico-raciais) e discentes da EJA.

2- Francisco José Pegado Abílio  (Permanente- Mestrado/Doutorado)- E-mail: chicopegado@hotmail.com
Áreas de interesse: Ensino de Ciências e Biologia: Processos de Ensino e Aprendizagem e Saberes Docentes; Educação Ambiental: formal, informal, não formal; Educação Ambiental contextualizada para o Semiárido; Formação Continuada de Professores (na área de Biologia e Educação Ambiental).
3- José Antonio Novaes da Silva   (Permanente- Mestrado)- E-mail: baruty@gmail.com
Áreas de Interesse: Ensino de Biologia. Educação sexual aliada às relações de gênero e etnicorraciais. Processo de educação em saúde voltado, principalmente, para doenças prevalentes na população negra, tanto urbana quanto quilombola. Aplicação e desdobramentos da Lei 10.639 voltados para o ensino de Biologia e para a educação em saúde.

Áreas de interesse: Fundamentos, métodos e experiências de desenvolvimento curricular e coordenação do trabalho pedagógico em contextos escolares e não escolares.Teorias da Pedagogia e abordagens didáticas contemporâneas. Processos formativos na perspectiva da Pedagogia Social. Atuação de profissionais da Pedagogia em contextos não escolares. 
 
5- Maria Alves de Azerêdo (Permanente- Mestrado). E-mail: 
Áreas de interesse:  ensino e aprendizagem de Matemática (educação infantil e anos iniciais); linguagem matemática - representações semióticas em matemática; mediação pedagógica;  processos formativos e de atuação docente; docência e Pedagogia.

6- Maria das Graças de Almeida Baptista (Permanente- Mestrado)- E-mail: mgabaptista2@yahoo.com.br
Áreas de interesse:  Fundamentos da Psicologia e Educação; relação teoria e prática pedagógica; formação de professores.

7- Nilvania dos Santos  Silva (Permanente- Mestrado) E-mail: 
Áreas de interesse: 
Formação moral e processos de ensino e de aprendizagem. Desenvolvimento Cognitivo e processos de ensino e de aprendizagem. Extensão Universitária e formação de professores. Formação de professores e Educação do Campo.

8- Rogéria Gaudencio do Rêgo  (Permanente- Mestrado)- E-mail: rogeria@mat.ufpb.br
Áreas de interesse: Metodologias de ensino de Matemática; formação do professores de Matemática; linguagem matemática.

9- Tânia Rodrigues Palhano (Permanente- Mestrado)- E-mail: taniarpalhano@gmail.com
Áreas de interesse: Fundamentos da Filosofia e Educação; Ética e Educação e ensino de Filosofia. 

 


ESTUDOS CULTURAIS DA EDUCAÇÃO

 1- Ana Dorziat Barbosa de Mélo  (Colaborador- Mestrado/Doutorado)- E-mail: ana_dorziat@hotmail.com
Áreas de Interesse: Inclusão e Alteridade: um olhar sobre o currículo; A Educação Especial no contexto dos Estudos Culturais; Os Estudos Surdos: das concepções às práticas educativas.

2- Edna Gusmão de Góes Brennand  (Permanente- Mestrado/Doutorado)- E-mail: ebrenna2@uol.com.br
Áreas de Interesse: Democracia e espaço público; agir comunicativo, razão comunicativa; ergonomias cognitivas; redes digitais e sistemas inteligentes; educação a distância; letramento digital e inteligências múltiplas.

3- Fernando Cézar Bezerra de Andrade (Permanente- Mestrado)- E-mail: frazec@uol.com.br
Áreas de Interesse: Estudos sobre conflitos relacionais na escola: indisciplina e violência. Análise da escola como instituição para o desenvolvimento e a aprendizagem da sociabilidade: perspectivas psicológica e psicanalítica. Formação do(a) educador(a) na gestão pedagógica de conflitos relacionais na escola.

4- Jeane Félix da Silva (Permanente- Mestrado). E-mail: 
Áreas de interesse: Estudos Culturais em Educação; Juventudes; Pedagogias de gênero e de sexualidade; Educação e(m) saúde;  Saúde sexual e saúde reprodutiva; HIV/aids; Políticas intersetoriais de educação e(m) saúde; Currículo e Pedagogias inovadoras.

5- Maria Eulina Pessoa de Carvalho  (Permanente- Mestrado/Doutorado)- E-mail: mepcarv@terra.com.br
Áreas de Interesse: Relações Escola Família; Gênero e Educação Superior.

6- Ricardo de Figueiredo Lucena (Permanente- Mestrado)-  E-mail: cacolucena@gmail.com 
Áreas de Interesse: Corpo e educação: elementos de uma cultura corporal de movimento. Educação e civilização; figurações possíveis. Cultura corporal de movimento e a escola. Esporte, Educação Física e Educação. Memórias do Esporte e da Educação Física na cidade e na escola.