Grupos de Pesquisa

Hermenêutica Filosófica e Literária em Diálogo com o Sagrado

Linha de Pesquisa: Abordagens Filosóficas, Históricas e Fenomenológicas das Religiões (Área de Concentração: Perspectivas histórico-filosóficas e literárias das religiões)

Diretório do Grupo no CNPQ: Clique aqui

Descrição: INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

GRUPO DE PESQUISA: “Sacratum” – Hermenêutica filosófica e literária em diálogo com o sagrado.
Objetivos: Propõe identificar e refletir, a partir do texto literário, as implicações filosóficas, históricas e culturais que constituem o fenômeno religioso, bem como o seu desenvolvimento nas relações sociais. Para tanto, iremos trabalhar com textos literários, orais e escritos, da tradição antiga, da modernidade e da contemporaneidade. A contribuição deste grupo é então mostrar e marcar a amplitude no estudo do campo do sagrado, no diálogo interdisciplinar com a literatura e a filosofia.

Área predominante: Ciências das Religiões, Teologia, Filosofia e Letras.

Líderes do grupo: Suelma de Souza Moraes
Fabrício Possebon
Órgão: Departamento de Ciências das Religiões

Unidade: Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões


LINHAS DE PESQUISA:

1. Interfaces da Filosofia e da Literatura com o sagrado.
Objetivo: Esta linha visa desenvolver pesquisas a partir das interfaces da Filosofia e da Literatura no estudo do sagrado, com destaque para a teoria narrativa de Paul Ricoeur. Para tanto, privilegia textos narrativos medievais e contemporâneos. Pretendemos utilizar como fonte as obras de Paul Ricoeur como referencial teórico para a hermenêutica filosófica e literária, isto por compreender que Paul Ricoeur faz uso de ambas em sua teoria narrativa. A priori iremos trabalhar de maneira mais sistemática com a obra: Soi-même comme un autre , em que fixaremos nosso olhar sob a identidade narrativa, que inclui uma dimensão ética fundamentada nas decisões que os personagens tomam diante dos acontecimentos, certo que a identidade narrativa pressupõe que o campo narrativo esteja capacitado para se estender ao campo da prática

2. Hermenêutica literária com o sagrado.
Objetivo: Esta linha objetiva interpretar os textos literários, considerados pela tradição como sagrados. Serão então investigadas diversas abordagens teóricas para subsidiar o trabalho interpretativo. Especial atenção será dada ao estudo do mito, entendendo-o como uma forma de linguagem, associada a rito, e sua sacralidade. Incluem-se, na investigação, as discussões de gênero literário, as caracterizações das personagens heroicas e as poéticas do sagrado. Os textos escolhidos poderão vir de tradições religiosas instituídas (cristãs ou não) ou de fontes ditas pagãs.

 
Desenvolvido por jaimeneto.com