Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL RECEBE ESTUDANTE DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

O Núcleo de Educação Emocional do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba - NEEMOC/CE/UFPB está recebendo, através do Programa de Intercâmbio Estudantil, a graduanda Isabella Almeida Nunes do Instituto Federal de Brasília/ IFB. O Programa é gerenciado pela Pró-Reitoria de Ensino - PREN e visa possibilitar aos graduandos do IFB, através da mobilidade acadêmica nacional, a realização de ações acadêmicas prioritárias do ensino integrado com pesquisa e extensão em outras Instituições de Ensino Superior - IES nacionais.
publicado: 10/06/2019 10h40, última modificação: 10/06/2019 10h41

O Núcleo de Educação Emocional do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba -NEEMOC/CE/UFPB está recebendo, através do Programa de Intercâmbio Estudantil, a  graduanda do Instituto Federal de Brasília/ IFB. O Programa é gerenciado pela Pró-Reitoria de Ensino  -  PREN e visa possibilitar aos graduandos do IFB,  através da mobilidade acadêmica nacional, a realização de ações acadêmicas prioritárias do ensino integrado com pesquisa e extensão em outras Instituições de Ensino Superior - IES nacionais.  O programa amplia o acesso e o aprofundamento teórico-metodológico por parte dos graduandos ao conhecimento em diversas áreas temáticas.

O IFB interessado em ampliar o conhecimento em Educação Emocional decidiu investir em projetos na área das competências socioemocionais. De acordo com a estudante Isabella Almeida Nunes, do IFB , espera-se que a visita contribua para as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Projeto de Extensão “Educação Emocional: as habilidades socioemocionais na formação de professores. “ que é fundamental, inclusive pelos desafios colocados pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC”. O projeto é orientado no IFB pela Profª. MS. Silvia Marcela de Oliveira Magalhães.

O Neemoc é um espaço dedicado ao desenvolvimento teórico e metodológico da Educação Emocional. Para tanto, visa estabelecer parcerias com instituições que tenham como objetivo a promoção do bem viver e a cultura de paz. As atividades do NEEMOC consideram como eixos norteadores o desenvolvimento da consciência emocional (próprias e dos demais), a aprendizagem do manejo das emoções, a compreensão das causas e consequências das emoções para o bem-estar subjetivo e para a saúde. Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Emocional, professora Elisa Gonsalves, o intercâmbio “é o reconhecimento do trabalho inovador feito pelo Neemoc e isso só aumenta o nosso compromisso”.

A estudante Isabella Almeida Nunes, do curso de graduação em Letras/Inglês desenvolverá um plano de trabalho que contempla o acompanhamento de atividades de Ensino, Pesquisa e de Extensão que possam contribuir com sua formação acadêmica e com o desenvolvimento de competências socioemocionais participando das atividades do Núcleo de Educação Emocional.  A Profª. Dra. Marilene Salgueiro, vice-coordenadora do Neemoc é responsável pelo acompanhamento/supervisão desta atividade de intercâmbio e afirma que “receber estudantes de outras instituições e de outras regiões do país é de grande importância para  o Núcleo de Educação Emocional, bem como para o Centro de Educação e para a UFPB  possibilitando a socialização das ações realizadas pelo Neemoc e contribuindo com a ampliação da formação da estudante  intercambista.”

Isabella