Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Educação Emocional, diversidade e inclusão

Educação Emocional, diversidade e inclusão

Educação emocional diversidade e inclusão: este é o tema da vivência de Educação Emocional desenvolvida pelas Dras. Marilene Salgueiro e Taísa Dantas, pesquisadoras do Neemoc/UFPB na Escola Estadual de Educação Especial Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, localizada na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), para os estudantes, familiares e docentes
publicado: 01/08/2019 11h40, última modificação: 01/08/2019 11h40

Educação emocional diversidade e inclusão: este é o tema da vivência de Educação Emocional desenvolvida pelas Dras. Marilene Salgueiro e Taísa Dantas, pesquisadoras do Neemoc/UFPB. O evento aconteceu na Escola Estadual de Educação Especial Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, localizada na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), para os estudantes, familiares e docentes. Com o intuito de demonstrar que a educação emocional é uma ferramenta poderosa para gerar inclusão no ambiente escolar a Dra. Marilene Salgueiro destaca que “É necessário pensar a formação dos nossos estudantes e o cotidiano acadêmico para além do fazer reativo às demandas técnica da sociedade e da ciência, buscando ações que possibilitem o desenvolvimento das emoções das competências emocionais dos sujeitos da educação.  A Educação Emocional possibilita a vivência saudável, desenvolve o respeito à diversidade com vistas a inclusão”.  Para a Dra. Taisa Dantas as emoções são colocadas totalmente à margem.  "As pessoas que possuem individualidades como deficiência são alvos de preconceito e de discriminação. Com isso, a inclusão delas é prejudicada, porque não há uma sensibilização no ambiente escolar, não há um olhar empático sobre o outro".

FUNAD