Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Lançado brinquedo que ensina crianças cegas a aprender Braille

Notícias

Lançado brinquedo que ensina crianças cegas a aprender Braille

É o Lego Braille Bricks. Famosos em todo o mundo, bloquinhos de montar ganham versão em braille para ajudar na alfabetização de crianças com deficiência visual
publicado: 26/04/2019 12h26, última modificação: 26/04/2019 12h27

Do site da Fundação Dorina Nowill

Um brinquedo que educa, diverte e inclui. Essa é a proposta do LEGO Braille Bricks, uma versão inclusiva dos famosos blocos de montar para crianças com deficiência visual! A novidade, desenvolvida pela Fundação Dorina em parceria com a LEGO Foundation e Grupo LEGO , foi apresentada mundialmente em Paris na última quarta-feira (24) durante a Conferência de Marcas Sustentáveis, e também na sede da Fundação Dorina, em São Paulo.

Na nova versão, os pinos das pecinhas representam o alfabeto braille, tornando-se uma poderosa ferramenta para a alfabetização e lazer de crianças cegas. Além disso, cada bloco também traz a respectiva letra impressa, justamente para que todas as crianças – com ou sem deficiência – possam aprender e se divertir juntas.

“O braille ainda é a única maneira de alfabetizar uma criança com deficiência visual e o LEGO Braille Bricks é uma ferramenta inovadora, que colabora efetivamente para o aprendizado inclusivo, envolvendo não só as crianças cegas e com baixa visão, mas também os colegas videntes”, afirma Ika Fleury, presidente do Comitê Braille Bricks da Fundação Dorina.

Distribuição

O produto está sendo testado em dinamarquês, norueguês, inglês e português, enquanto o alemão, espanhol e francês serão avaliados no terceiro trimestre de 2019. 

A versão final do kit deverá ser lançada em 2020 e distribuída gratuitamente para instituições selecionadas por meio de parceiros participantes nos mercados onde os testes estão sendo realizados.

Serão aproximadamente 250 peças cobrindo o alfabeto completo, números de 0 a 9, símbolos matemáticos selecionados e inspiração para o ensino e jogos interativos.