Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Governo cadastra em site pessoas com deficiência com passe livre em viagens interestaduais

Notícias

Governo cadastra em site pessoas com deficiência com passe livre em viagens interestaduais

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação anunciou o lançamento do novo site Passe Livre para as pessoas com deficiência que possuem direito à gratuidade nos transportes interestaduais possam se cadastrar ou renovar o cadastro.
publicado: 28/03/2019 11h36, última modificação: 17/06/2021 11h31

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação anunciou o lançamento do novo site Passe Livre para as pessoas com deficiência que possuem direito à gratuidade nos transportes interestaduais possam se cadastrar ou renovar o cadastro.


Também é possível cadastrar os acompanhantes para as pessoas com deficiência que não podem ou não querem seguir viagens sozinhas. As gratuidades podem ser concedidas em barcos, ferrovias e ônibus de linhas regulares que fazem a ligação entre um estado e outro.


O programa Passe Livre é destinado para pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual, múltipla, com ostomia ou doença renal crônica, que possuem baixa renda. A novidade, segundo o Ministério, é que agora é possível fazer tudo pela internet, sem precisar sair de casa. O endereço do site é http://portal.transportes.gov.br/passelivre/


O Governo Federal informou que as opções de preenchimento dos cadastros físicos continuam para quem desejar.
Em nota, o Ministério dos Transportes explica como podem ser feitos os cadastros pela internet e fala sobre as características do site, que, segundo o Governo Federal, foi desenvolvido para facilitar o uso de quem possui os mais variados tipos de limitações

Todo o processo pode ser feito pela internet, desde o preenchimento dos formulários padrão do Passe Livre até o envio dos documentos, do atestado médico e da foto 3×4. Com isso, o interessado pode escolher se vai fazer a solicitação manual, como é feito desde a criação do programa, ou via web.


SERVIÇOS – Adaptado com recursos de tecnologia assistiva, ou seja, compatível com os principais navegadores da internet, o site traz soluções como leitor de tela para cegos e pessoas com deficiência visual parcial, e tradutor de libras para deficientes auditivos. O layout, também pensado cuidadosamente para este público, é amigável, com linguagem simples e cores que buscam facilitar a compreensão.


O site conta, ao todo, com 12 páginas. Logo na página inicial, está o menu institucional que esclarece sobre o programa, conta a sua história e disponibiliza toda a legislação relacionada. Tudo de forma organizada e de fácil consulta. Outras oito páginas fazem parte do menu de serviços, que ensinam aos interessados o passo a passo para pedir o benefício, os problemas mais comuns que o usuário pode encontrar no caminho e como resolvê-los ou, ainda, como retirar a passagem para viajar. A página termina com um roteiro de endereços e telefones para sugestões ou esclarecimento de dúvidas.