Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aberta programação do I Congresso de Inclusão e Acessibilidade

Aberta programação do I Congresso de Inclusão e Acessibilidade

publicado: 05/09/2019 06h24, última modificação: 05/09/2019 06h27

Por Dina Melo

No mês dedicado à inclusão, o campus 1 da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, abre nesta quinta (5), às 8h, no auditório da Reitoria, o seu I Congresso de Inclusão e Acessibilidade – Realidades e Perspectivas. O evento, que conta com 200 inscritos e se encerra na sexta-feira (6), abordará em palestras e oficinas gratuitas a temática da deficiência, muitas vezes do ponto de vista de quem sente na pele os desafios e necessidades por políticas afirmativas.

“Nosso objetivo é levar a academia a pensar a acessibilidade em suas ações e concretizar a ideia de que todos nós somos responsáveis por esta ação, e não apenas um setor ou um órgão. O evento também vem alusivo à Luta da Pessoa com Deficiência, por seu espaço, seu direito à voz e posição na sociedade. Acredito que será um marco para a UFPB poder mostrar para todos a nossa história de lutas e conquistas, mas também sem deixar de olhar para o futuro”, aposta o coordenador do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), o intérprete de Libras Rafael Monteiro.

O IBGE apontou em 2010 que 45,6 milhões de brasileiros declararam ter pelo menos um tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população. A UFPB corresponde a um recorte menor, mas igualmente diversificado, desta realidade, com 3,9 mil estudantes declarados deficientes matriculados nos cursos de graduação e pós. “A própria criação do comitê, há 7 anos, serviu para dar voz e atender às demandas de um segmento cada vez mais representativo no ensino superior local – e que quer se fazer reconhecer na educação, no trabalho e, por extensão, na sociedade como um todo”, reflete a terapeuta ocupacional Maria Natália Santos Calheiros, na vice-coordenadoria do CIA.

“O Brasil tem uma das melhores legislações voltadas para a pessoa com deficiência. Entretanto, é preciso haver uma cultura inclusiva; e no que consiste isso? É dar credibilidade à pessoa com deficiência, na sua capacidade e desenvolvimento de suas atividades e relações com plenitude. Esta cultura deve partir de pais, professores, amigos, empresários e gestores. Ao passo que se modifica a mentalidade, absorve-se a cultura de inclusão”, explica a professora de Pedagogia Adenize Queiroz, uma das palestrantes convidadas (que é cega).

Programação:

Dia 05/09/2019 (Quinta-feira)
Manhã (8h às 12h)
Local: Auditório da Reitoria
Apresentação cultural

Mesa de abertura: Magnífica Reitora Margareth Diniz e a Coordenação do CIA.

Palestra e mesa redonda com o tema:
"Inclusão e Acessibilidade: Realidades e perspectivas no âmbito da UFPB." Palestrante: Professora Ana Cristina Daxenberger (UFPB), representante do GT de Acessibilidade Pedagógica no Campus

Mesa Redonda: Magnífica Reitora Margareth Diniz, coordenação do CIA e representantes das Pró-Reitorias.

Tarde (14h às 17h)
Oficinas:
I - Prescrição de Tecnologia Assistiva no processo de inclusão escolar.
Ministrantes: Cláudia Galvão e Bárbara Iansã de Lima Barroso
Local: Departamento de Terapia Ocupacional.

II - Sentindo na pele: vivência de acessibilidade no ambiente constituído.
Ministrante: Bruna Ramalho Sarmento
Local: Centro de Tecnologia.

III- Parceiros na comunicação suplementar e alternativa.
Ministrante: Munique Massaro
Local: Centro de Educação.

IV - O professor do Ensino Superior diante do aluno com deficiência: Desafios e Possibilidades.
Ministrante: Adenize Queiroz
Local: Centro de Educação

V - Libras: Realidades e Perspectivas na UFPB.
Ministrante: Nayara Almeida Adriano
Local: Departamento de Letras-Libras

Dia 06/09/2019 (Sexta-feira)
Manhã (8h às 12h)
Local: Hall da Reitoria
Apresentação de Trabalhos (Sessão de painéis)

Tarde (14h às 17h)
Local: Auditório da Reitoria
Palestra e Mesa Redonda com o título:
"Inclusão e acessibilidade: Qual meu o papel?"
Palestrante: Professor Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo (UFRN)

Mesa redonda: Membros representantes do CIA e das Subsedes.

Apresentação cultural