Você está aqui: Página Inicial

Apresentação

O Núcleo de Educação Especial (Nedesp) é um órgão subordinado ao Centro de Educação (CE) responsável pela adaptação, transcrição e revisão de textos e obras acadêmicas de tinta para o sistema Braille - e vice-versa. Atualmente, assiste todos os 22 alunos cegos ou com baixa visão dos cursos de graduação e pós da UFPB. Conta atualmente com seis profissionais atuando das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e uma estrutura dotada de equipamentos de tecnologia assistiva em sua sala-sede e ambiente de estudos contíguo, como impressoras Braille, scanner de voz e notebooks com ledores de ecrã, fornecidos pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade.

Últimas notícias

13/07/2017

Abertas inscrições para vagas de aluno apoiador

O programa selecionará estudantes para fornecer suporte pedagógico aos que apresentam algum tipo de deficiência física ou funcional (como transtorno do déficit de atenção - TDAH - e hiperatividade) matriculados em um dos quatros campi da instituição, possibilita a criação de um cadastro de reserva aos assistidos e também lhes faculta o direito de substituir apoiadores.

04/07/2017

A deficiência vista pela sétima arte

Eis uma lista de 113 filmes que abordam variadas deficiências. Umas são histórias reais, outras não, mas o importante é o olhar artístico depositado sobre os desafios que fazem parte de quem convive com elas

04/07/2017

Piso podotátil: para que serve?

Você já parou para pensar sobre o significado daquelas bolinhas e barrinhas que há em algumas calçadas? Geralmente começam do nada e levam a lugar algum, ou para lixeiras, postes, placas, orelhões. Isso, quando não há pessoas videntes, que sem saber o propósito do piso, acabam também se tornando obstáculos.

18/05/2017

Joana Belarmino fala sobre "O que Vê a Cegueira" em obra

A professora de Comunicação e escritora Joana Belarmino participou de um bate-papo com estudantes de Jornalismo da UFPB sobre o tema de seu livro mais recente, em que deslinda a sua relação com o mundo sem enxergar

15/05/2017

Saiba como lidar com deficientes visuais e evitar gafes

Não basta ajudar: é preciso saber como. Mas como? Esta é uma dúvida frequente de muitas pessoas. Veja dicas.

Universidade Federal da Paraíba
Campus I - Cidade Universitária - João Pessoa - PB - Brasil 
CEP: 58051-900