O PPGOA tem como foco o estudo dos processos de gestão e aprendizagem em organizações diversas, considerando a imbricação de tais processos como fatores de desenvolvimento social, humano e organizacional, produtividade, competitividade, sustentabilidade e emancipação o MPGOA foi criado para contribuir no atendimento as demandas de formação na Região Nordeste de gestores de Empresas, escolas, universidades, e ONGs, segundo as perspectivas:

  • sócio-educativa dos sistemas de trabalho; da educação ao longo da vida na organização aprendente; da democracia cognitiva;
  • sócio-técnica dos sistemas de trabalho; da melhoria contínua do processo gerencial;
  • da multifuncionalidade (perspectiva holográfica);
  • da gestão democrática; da sociedade e da economia do conhecimento; da transdisciplinaridade;
  • da sustentabilidade social;
  • das redes sociais e comunicacionais.

Tem como missão estimular o desenvolvimento de ações de estudo e pesquisa a partir de área de concentração “Gestão e Aprendizagens” das suas Linhas de Pesquisa, a saber:

  • Linha 1: Inovação em gestão organizacional Perspectivas organizacionais, estratégias e processos de implementação da gestão; avaliação e melhoria contínua das organizações aprendentes orientadas pelo princípio da sustentabilidade; planejamento e estratégias de inovação tecnológica, com foco na colaboração, produtividade e competitividade das organizações; conhecimento organizacional e a gestão de processos de aprendizagem
  • Linha 2: Gestão de Projetos Educativos e Tecnologias Emergentes Conhecimento organizacional e gestão de processos educativos em instituições diversas (organizações corporativas, escolas e ONGs); soluções de produtos (ferramentas e sistemas de gestão), sobre/de circuitos virtuais por onde trafegam aplicações interativas como videoconferência (imagem e som), e-learning (dados) para educação corporativa e educação a distância, enfatizando sua incorporação à prática institucional em diversos níveis
  • Linha 3: Aprendizagem em organizações Culturas, políticas e práticas em organizações que aprendem; abordagens pedagógicas, desenho organizacional e aprendizagem; aprendizagem em rede; indicadores de aprendizagem em processos contínuos de desenvolvimento organizacional e profissional; desenvolvimento humano e relações de poder em organizações aprendentes.

Subsidiando, desse modo o MPGOA que visa à reflexão crítica a partir das temáticas que constituem as linhas de pesquisa do Curso e do que se propõe em sua modalidade. Por outro lado, em razão das discussões e reformulações de seu regulamento interno o MPGOA atualiza o seu estado-da-arte no que se refere aos pressupostos teórico-metodológicos necessários à implementação de ações educativas voltadas para este domínio. A nova Sociedade do Conhecimento demanda novas habilidades como condição essencial para que pessoas e organizações estejam aptas para lidar com o novo, superar deficiências requeridas pelas diversas realidades sócio-econômicas. Os avanços sociais pressionaram no sentido de que o conceito de Educação Permanente fosse ampliado e interpretado tanto como “um processo contínuo do desenvolvimento individual, quanto um princípio de organização de um sistema global de formação” ou como “uma estratégia de formação em função do desenvolvimento cultural apontando uma concreta abertura no caminho das pesquisas sobre a atuação da universidade, sobretudo as novas perspectivas educacionais – entre vários outros temas anteriormente não priorizados. Esse processo requer novas ações da Universidade. Essa renovação requer da Universidade empreendedorismo para fazer frente aos desafios de forma ágil e competente. A contribuição de especialistas de todos os campos do conhecimento do ensino superior é fundamental na consolidação do processo de aprendizagem individual e institucional ao longo da vida para viabilizar o aprender a aprender com criatividade e qualidade, bem como a interação entre saberes diversos, individuais e coletivos. Nesse contexto, pede-se mais da formação e da educação formal: sintonia mais fina com as questões e desafios do trabalho, da produção e da implementação das políticas públicas; capacidades e competências para aprender a ler esse mundo em mudança e fazê-lo melhor para o benefício de todos os cidadãos e cidadãs, consumidores e produtores. O MPGOA ao ser criado,foi pensado como uma proposta de curso de pós-graduação stricto sensu voltado para a formação teórica e prática de gestores de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, compreendidos como gestores-educadores capazes de ler os desafios de aprendizagem contínua requerida para a atuação inovadora no planejamento, monitoramento e avaliação de programas e ações organizacionais e, especificamente, educacionais, que conjuguem produtividade, sustentabilidade, desenvolvimento humano e qualidade de vida individual e coletiva.