Linhas de Pesquisa

Áreas de concentração: Gestão e Aprendizagens

Linha 1 – Inovação em Gestão Organizacional

Perspectivas organizacionais. Estratégias e processos de implementação da gestão. Avaliação e melhoria contínua das organizações aprendentes. Sustentabilidade; planejamento e estratégias de inovação tecnológica. Colaboração, produtividade e competitividade nas organizações.

Corpo Docente


Linha 2 – Gestão de projetos e tecnologias emergentes

Conhecimento organizacional e inovação. Gestão de processos educativos em instituições diversas (organizações públicas, organizações corporativas, escolas e ONGs). Soluções de produtos. Ferramentas e sistemas de gestão. Aplicações interativas para educação corporativa e educação a distância. Práticas institucionais de uso de tecnologias digitais.

Corpo Docente


Linha 3 – Aprendizagem nas organizações

Culturas, políticas e práticas em organizações que aprendem. Abordagens pedagógicas. Desenho organizacional e aprendizagem. Aprendizagem em rede. Indicadores de aprendizagem em processos contínuos de desenvolvimento organizacional e profissional. Desenvolvimento humano e relações de poder em organizações aprendentes.

Corpo Docente

 Temas estudados de 2017 – 2020

Inovação em serviços públicos, mecanismos de governança pública, governança corporativa, gestão e planejamento estratégico, sistemas inteligentes, processo de gestão da informação, uso de sistema de informação e de processo administrativo eletrônico, políticas de funcionamento em repositórios institucionais, mineração de dados abertos,segurança da informação na administração pública, gestão de dados pessoais, melhoria da despesa pública, estimativa de custo, análise e melhoria de processos de compras e licitação, gestão das transferências voluntárias da união, gestão de projetos, práticas de consumo, startups, cyberbullying em universidade pública, assédio moral no trabalho, racismo nas redes sociais, verificação de acessibilidade em portal, identidade padrão de comunicação digital, gestão do conhecimento e comunidades de prática, mapeamento de competências, gestão de competências, organizações aprendentes e desenvolvimento de pessoas, processo de avaliação de desempenho, relação entre a gestão de processos e a aprendizagem organizacional, evasão escolar e gestão do conhecimento, tecnologias digitais e sua utilização no processo de ensino-aprendizagem, material instrucional no curso de administração pública.